O Mundial de Clubes da Fifa 2022 se iniciou e com ele uma nova tecnologia chegou, onde a entidade máximo do futebol testa na competição uma ferramenta que promete identificar automaticamente os jogadores que estão em posição irregular. Quem não gostou nada da novidade foi o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho.
Constantemente a Fifa vem implementando novidades para tentar ajudar a arbitragem nas partidas de futebol. Foi assim com o spray para medir distância da barreira, VAR (árbitro de vídeo) e agora um tecnologia que identifica automaticamente os jogadores que estão em impedimento.
Apesar da ‘ajuda’ aos árbitros, Arnaldo Cezar Coelho usou seu Twitter para criticar a modernização, escreveu que tudo está muito robotizado e que os assistentes apenas assistem a partida.
Veja o desabafo de Arnaldo Cezar Coelho:
“Robotizaram”a arbitragem do futebol
Acabou o primeiro tempo do Jogo do Mundial, computador avisa ao árbitro os impedimentos,os assistentes apenas assistem .— Arnaldo Cezar Coelho (@CoelhoArnaldoC) February 5, 2022
Assista a nova tecnologia referida por Arnaldo:
Arnaldo Cezar Coelho
Foi o primeiro brasileiro e o primeiro árbitro não-europeu a apitar uma final de Copa do Mundo da FIFA, quando atuou na final de 1982 entre Itália e Alemanha Ocidental. Além disso, possui outras duas grandes marcas: é o árbitro que mais apitou jogos do Campeonato Brasileiro, foram 291 partidas pela competição, e também é um dos dois árbitros brasileiros com maior número de atuações em Copas do Mundo, sete vezes, sendo quatro como árbitro principal e as restantes como auxiliar. O outro da lista é Carlos Eugênio Simon.

