O técnico Paulo Sousa não desiste de suas convicções e esse pode ser o erro crucial do português no Flamengo. O comentarista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, do Grupo Globo, em sua coluna no Globoesporte.com, apontou a teimosia de Sousa como sua maior falha.
Isso pode ser visto, segundo PVC, em duas situações. A primeira na ideia de manter Hugo no gol mesmo após seguidas falhas, mesmo tendo Diego Alves à disposição. A outra é o fato de jamais mudar o esquema de três zagueiros.
“Paulo Sousa decide manter Hugo como titular, com Diego Alves oferecendo-se para jogar. Sabe-se que houve problemas de relacionamento com Diego Alves, na chegada do treinador, mas talvez fosse o caso de tirar a pressão sobre Hugo e jogá-la nas costas do arqueiro mais experiente”, disse PVC, que seguiu lembrando dos três zagueiros.
“Paulo Sousa não desiste de suas convicções. Contra o Ceará, jogou com linha de quatro defensores, mas entende-se que Sousa se mantém fiel apenas às suas ideias. Por teimosia, sempre joga com três atrás.”
PVC, porém, faz questionamento
O comentarista, porém, questionou o motivo para que no Brasil, a culpa sempre irá respingar no técnico, como não houvesse outros culpados. Ele admitiu que o time do Flamengo está mal, mas disse que a desorganização de um clube não é culpa do comandante em campo.
“O Flamengo tem o direito de trocar de técnico. A pergunta é por que razão o Brasil inteiro sempre acha que, quando há problemas, a solução é mudar o treinador. Como se o clube fosse seu técnico, como se um homem fosse responsável por toda a organização — ou desorganização”, disse o comentarista, que logo seguiu.
“É necessário entender que os problemas do clube passam pelo treinador e, nem sempre, apenas por ele. O sucesso também não depende só de um homem.”
PVC ainda concluiu e disse que o Flamengo precisa compreender que a história não volta mais e que Jorge Jesus pode até voltar, mas será um novo capítulo, e não um retorno a 2019.
“O problema do Flamengo está no Flamengo e é preciso entender se existe por causa de Paulo Sousa, por causa do Ninho do Urubu ou por ser refém de uma história que não voltará mais, a de 2019, com o retorno de Jorge Jesus ou sem ele.”

