Após vários dias e muita repercussão, o Remo oficializou, nesta sexta-feira (20), que rejeitou uma oferta referente à venda parcial da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para um grupo de investidores localizado no exterior.
Em nota assinada pelo atual presidente, Fábio Bentes, e pelo presidente do Conselho Deliberativo (CONDEL), Milton Campos, o clube azulino explicou que não viu segurança jurídica na proposta.
“A propósito das notícias veiculadas nos meios de comunicação, acerca da proposta de aquisição da Sociedade Anônima de Futebol – SAF do Clube do Remo, realizada por VL Gold Lux LLC, informamos que nosso setor de compliance e nossa assessoria jurídica analisaram a oferta e constataram que as condições envolvidas não conferiam segurança jurídica”, iniciou.
Por outro lado, o Mais Querido também admitiu que o modelo de gestão da SAF pode ajudar os clubes do futebol nacional.
“Entendemos que a SAF, enquanto modelo para a gestão do futebol, pode ajudar os clubes brasileiros em seu processo de evolução e de solução de pendências financeiras, trabalhistas e fiscais, sobretudo se conduzida com seriedade, comprometimento e com a visão para além do retorno financeiro”, acrescentou o Remo.
Além disso, o Clube do Remo normalizou o interesse econômico por parte de empresários.
“Da mesma forma, consideramos natural que, fruto de um trabalho coletivo, uma agremiação esportiva tradicional, consagrada, que tem como maior patrimônio sua história vencedora e sua imensa e apaixonada torcida, desperte a atenção de investidores”, disse.
“Contudo, todas as propostas apresentadas devem ser avaliadas com muita prudência, serenidade e responsabilidade, sem qualquer precipitação, tendo em vista o compromisso de sempre buscar o melhor para o Clube do Remo, zelando por sua integridade e com a consciência de sua grandeza e de seu protagonismo no futebol paraense e nacional”, finalizou o Leão.
Empresário prometeu investimentos pesados
O empresário Leandro Rodrigues ganhou destaque na imprensa local e se apresentou como representante do grupo de investimentos citado pelo Remo.
Antes da oferta ser rejeitada, ele concedeu uma entrevista para a rádio Super Marajoara. A conversa durou pouco mais de 30 minutos. Rodrigues prometeu investimento imediato de R$ 20 milhões para o Remo para subir de divisão.
Além disso, afirmou que não demitiria o treinador Paulo Bonamigo e que tinha um projeto de construir uma arena fechada onde, atualmente, é localizado o estádio Banpará Baenão.
Remo já debateu SAF internamente
Ao contrário de alguns clubes do futebol brasileiro, o Remo ainda não se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Entretanto, o assunto é discutido internamente.
Conselheiros já receberam especialistas para fazer palestras e compartilhar informações. Fato concreto é que o movimento da SAF cresceu em 2022.
SAF não é novidade no Brasil
Agremiações importantes como Cruzeiro e Botafogo já se transformaram em SAF e, desde então, implantaram uma nova gestão em busca de obter melhores resultados esportivos.
O Vasco da Gama ainda não oficializou o processo de mudança de gestão, mas está muito próximo de fazê-lo.
O clube do Rio de Janeiro acertou, em fevereiro, um empréstimo de R$ 70 milhões com a empresa 777 Partners. A ideia é que a verba seja utilizada para quitar pendências trabalhistas e salariais.

