Considerado especialista no ramo de informações sobre o mercado da bola por, aparentemente, dar notícias em primeira mão, Fabrizio Romano está sendo acusado de plagiar repórteres que trabalham na imprensa esportiva holandesa.
O autor da acusação é Marcel Van der Kraan, repórter holandês que trabalha no veículo De Telegraaf.
De acordo com Van der Kraan, Fabrizio Romano plagiou uma informação de Mike Verweji sobre o brasileiro Antony.
Kraan relatou que Verweji informou que o atacante do Ajax não participou de uma sessão de treinamento por conta de uma possível transferência para o Manchester United.
“Já dá pra ver que depois minutos de Mike, Fabrizio Romano vem com ‘notícias muito exclusivas’ sobre Antony. Então toda a Europa pensa: ‘uau, ele está no topo’. Mas ele rouba todas as notícias de todos os jornalistas de todos os países”, disparou Van der Kraan, no podcast Kick-Off, do site Telesport.
“Mas não importa. É permitido. Só esse tipo de homem age como se tivesse os contatos e a rede em todos os lugares”, desabafou.
🇳🇱De Telegraaf: @FabrizioRomano jat het nieuws van journalisten, ook van @MikeVerweij.
🏴 De Telegraaf: Fabrizio Romano steals the news from journalists, including Mike Verweij.https://t.co/dOnDEPxtml
— Voetbalzone.nl (@voetbalzonenl) August 19, 2022
Outra informação que gera divergência entre Fabrizio Romano e profissionais da imprensa esportiva holandesa é sobre o jogador Kudus.
O atleta do Ajax é especulado para se transferir ao Everton, time da Inglaterra. O italiano afirma que o jogador será contratado, mas o site Telesport diz que ele não será liberado.
Fato concreto é que, curiosamente, após a acusação de plágio, Fabrizio Romano deu crédito a dois profissionais de imprensa neste sábado (20).
O primeiro deles vai para o repórter brasileiro Thales Soares, do Grupo Globo, por conta de uma proposta de 6 milhões de libras feita pelo West Ham, ao Flamengo, para contratar Lázaro.
A segunda notícia envolve mais um jogador brasileiro. João Pedro pode se transferir para o Newcastle juntamente com Ismaila Sarr. A dupla pertence ao Watford.
Segundo o repórter Abdellah Bouma, o Newcastle ofereceu 25 milhões de libras e aditivos para contratar os jogadores.
Fabrizio Romano já tretou com Mauro Cezar
Não é só na Europa que o italiano tem opositores. Fabrizio Romano já discutiu com Mauro Cezar Pereira publicamente nas redes sociais por causa de uma transferência que não ocorreu.
O meio-campista Oscar tinha tudo acertado para jogar no Flamengo e, segundo Romano, era questão de tempo para o anúncio ser feito.
Mauro Cezar reprovou e disse que informações com “sotaque italiano” não correspondiam à verdade.
Fabrizio Romano cobrou um pedido de desculpas após Oscar vestir a camisa do Flamengo e ficar perto de ser contratado.
O brasileiro, contudo, reagiu após a janela de transferências do futebol brasileiro encerrar e disse que sempre esteve presente nas redes sociais.

