Home Futebol Copa do Brasil: vice-campeão pode herdar a vaga para a Libertadores? Entenda o regulamento

Copa do Brasil: vice-campeão pode herdar a vaga para a Libertadores? Entenda o regulamento

Flamengo está na decisão das duas competições e, se ganhar ambas, o que acontece com a vaga? O Torcedores explica

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Flamengo começará na próxima semana a decidir a Copa do Brasil contra o Corinthians e, posteriormente, fará a final da Libertadores contra o Athletico Paranaense. A possibilidade do Rubro-Negro ser campeão em ambas abre questionamentos sobre as vagas na competição sul-americana em 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A principal delas é se o vice-campeão da Copa do Brasil herdaria uma vaga caso os cariocas vençam tanto a Libertadores quanto a competição nacional. Se o Corinthians acabar perdendo a final, há a chance do Timão ir para a competição comandada pela Conmebol por ter sido vice? Já que a vaga destinada ao vencedor deste certame seria ‘aberta’ pelo Fla ter também vencido a Libertadores, o regulamento permite isto?

Para os corintianos, atleticanos e outros interessados, a resposta é não. O GZH explica a situação do regulamento da Copa do Brasil, que não prevê que a vaga do campeão para a competição sul-americana vá para o vice se este também vencer uma outra competição classificatória para o certame continental. Esta terá que ser decidida através do Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzQ3pmZ2VtdCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

“Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2023 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Campeonato Brasileiro, este clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão sendo repassada ao melhor colocado no campeonato, excluindo os clubes já classificados”, diz o texto do regulamento

No caso do Flamengo ser campeão dos dois torneios, a vaga da Copa do Brasil irá para a Série A, com um dos times que não estão no G-6 ‘ganhando’ o posto deixado pelo time da Gávea. E isto faria com que o número de vagas brasileiras aumente, podendo ir até para oito através do Brasileirão. Uma possibilidade muito próxima de acontecer.

PUBLICIDADE

Os três times envolvidos nas duas finais estão entre os seis primeiros colocados (Corinthians em quarto, Flamengo em quinto e Athletico em sexto), que seriam os classificados normalmente para a Libertadores pelo Brasileirão Série A (além do campeão da Copa do Brasil). Dependendo do resultado, o sétimo e o oitavo colocados também podem garantir as ‘vagas extras’ que podem ser abertas, fazendo com que o G-8 possa ser já quase provável.

PUBLICIDADE

Europa permitia vices de copas a jogarem competições

PUBLICIDADE

Em contraste com o Brasil, até recentemente a Uefa permitia que vice-campeões de copas pudessem disputar competições europeias. Na época da extinta Recopa (1960 a 1999), caso o campeão da copa doméstica fosse campeão nacional ou do certame europeu, o vice assumia sua vaga, até rendendo alguns campeões através desta regra.

A provisão seguiu após os campeões das copas passarem a jogar a Copa da Uefa/Liga Europa, permitindo aos vices atuarem neste torneio nas regras mencionadas acima. Mas, a partir de 2015, a entidade que rege o futebol europeu passou a não permitir mais isto, adotando uma regra semelhante à usada no Brasil. ‘repassando’ a vaga para os campeonatos nacionais.

Better Collective