Líder do Campeonato Brasileiro com 67 pontos, o Palmeiras tem o melhor ataque da competição, com 53 gols marcados. Desses, 18 tiveram a participação de Gustavo Scarpa, sendo cinco gols e 13 assistências, conforme dados do site Footstats.
Inclusive o meia do Verdão lidera o posto de ‘garçom’ do campeonato. Arrascaeta do Flamengo aparece em segundo, com nove assistências.
Um fato importante é que esse crescimento como ‘maestro alviverde’ apareceu após a lesão de Raphael Veiga no dia 30 de agosto. Sem o camisa 23, Gustavo Scarpa deixou de atuar mais aberto para jogar centralizado, como meia de ligação. E a partir disso ele começou a destacar na criação de jogadas para seus companheiros.
Versatilidade no Verdão
Destaque na sua posição de origem, Gustavo Scarpa é um dos coringas de Abel Ferreira no Verdão. Com o técnico português ele já atuou aberto pela esquerda e também como lateral-esquerdo.
Inclusive o próprio treinador chegou a dizer que Scarpa merecia chance na seleção brasileira por suas atuações na defesa alviverde, quando atuou improvisado como lateral.
Problema para o Palmeiras em 2023
O torcedor do Palmeiras lamenta a saída de Gustavo Scarpa, que optou por não renovar seu contrato, assinando vínculo com o Nottingham Forest, da Premier League.
Vale citar que a diretoria do Verdão fez o possível para manter Scarpa no elenco. Sem conseguir reverter a situação, a opção foi investir na compra de Bruno Tabata junto ao Sporting por 5 milhões de euros (quase R$ 26 milhões). O novo meia já fez 10 jogos desde que chegou ao clube, mas até o momento não convenceu o torcedor.
Por outro lado, Gustavo Scarpa caminha para deixar o Palmeiras em alta. Tanto que Tite já fez diversos elogios ao atleta e não descarta até mesmo contar com o jogador na Copa do Mundo do Catar.
Informação, apoio e autoestima 🫶🎀
— SE Palmeiras (@Palmeiras) October 11, 2022
Em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a #FamíliaPalmeiras se une novamente ao Outubro Rosa. pic.twitter.com/ASD8oLxTwO
Mais informações do Palmeiras
Com quase 99% de chances de ser campeão, o Verdão vive a expectativa de confirmar o título de forma antecipada nas próximas rodadas. Hoje a diferença de pontos para o Internacional, 2º colocado, é de 10 pontos. Dessa forma, se o aproveitamento de ambos seguir o mesmo, o Palmeiras poderia garantir o título na 35ª rodada.
Além disso, caso o Colorado tropece, o time de Abel Ferreira poderá confirmar a taça com mais rodadas de antecedência.
Podendo se aproximar ainda mais do título, o Palmeiras terá o clássico contra o São Paulo no próximo domingo (16), às 16, no Allianz Parque.
Para este duelo o Verdão não poderá contar com Rony, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Abel Ferreira tem diversas opções para substituir o atacante. Merentiel é quem parece ser favorito a começar o clássico. Já as outras opções são Rafael Navarro, José Lopez e Endrick, que fez seu primeiro jogo como profissional na goleada frente o Coritiba.

