| RMA | 3-1 | BAR |
|---|
No jogo mais esperado da 11ª rodada do Campeonato Espanhol neste domingo (16), o Real Madrid superou o Barcelona por 3 a1 no Santiago Bernabéu. Com a vitória, os merengues reassumiram a liderança de La Liga.
A equipe comandada por Xavi Hernández entrou em campo com estratégia de trabalhar a posse de bola para alcançar o gol, mas as chances de maior perigo sempre foram construídas pelos comandados de Carlo Ancelotti.
Aos 8′, Modric cruzou para Mendy tabelar com Vinícius Júnior no flanco esquerdo, e o brasileiro recebeu de volta na área para chutar, mas a finalização foi bloqueada por Raphinha.
Contudo, apenas 12 minutos foram necessários para o Real abrir o placar. Em lance de contra-ataque, Kroos segurou a bola e evitou a falta para dar um tapa preciso e lançar Vinícius Júnior. O brasileiro surgiu na área com espaço e bateu em cima de Ter Stegen. O goleiro deu rebote e Benzema surgiu livre para superar o goleiro catalão.
Aos 25′, o Barcelona teve a melhor chance do primeiro tempo com Raphinha acertando passe rasteiro, onde De Jong deixou para Lewandowski concluir em baixo da trave, mas o artilheiro errou a finalização e chutou para fora.
O momento acabou sendo crucial na partida pois o Real Madrid ampliou a vantagem ainda no primeiro tempo. Aos 35′, Vinícius Júnior armou mais um contragolpe, deixou para Mendy e o giro certeiro em cima da marcação fez com que a bola chegasse em Valverde, concluindo no canto de Ter Stegen.
Antes do intervalo, Raphinha teve outra boa oportunidade em cobrança de falta, deixando para Balde, no cruzamento para a segunda trave. Busquets cabeceou e Lewandowski levou perigo, mas Carvajal atrapalhou a marcação e o chute saiu por cima do gol.
Real Madrid teve controle quase total do segundo tempo
O Real Madrid retornou para o segundo tempo com o mesmo domínio das ações e quase ampliou o marcador com apenas seis minutos, depois que Modric controlou a bola no meio e inverteu para Benzema na entrada da área, só que o impedimento foi marcado.
Xavi Hernández percebeu que a situação estava complicada e optou por substituição tripla: com as entradas de Ferran Torres, Jordi Alba a Gavi. Porém, a situação melhorou apenas na reta final para a equipe catalã.
Kounde encontrou Gavi com distância para a área, mas a finalização saiu na meia-lua e acabou sendo bloqueada por Eder Militão. O escanteio originou o gol do Barcelona aos 38 minutos, com Lewandowski dando um toque de letra para Ferrán Torres vencer o goleiro Lunin.
Os comandados de Xavi Hernández estiveram perto do empate depois que De Jong lanço a bola na área para Sergi Roberto testar firme, parando em outro corte fundamental de Éder Militão. Na sobra, Ansu Fati tentou um voleio e a bola passou ao lado da trave.
Porém, todas as esperanças do Barcelona foram embora depois que o VAR chamou o árbitro para a revisão de um lance fatal: a falta de Eric Garcia em cima de Rodrygo dentro da grande área. O penal foi marcado e o brasileiro foi às redes no canto direito, dando a vitória para o Real Madrid.
Com o resultado, o Real assumiu a liderança isolada com 25 pontos, à frente do novo vice-líder Barcelona (22). Atlético de Madrid (19) e Real Sociedad (19) completam o G-4.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 3-1 BARCELONA
Data: 16/10/2022, 11:15
Estádio: Santiago Bernabéu
Gols: 1T 12′ Benzema (RMA); 1T 35′ Valverde (RMA); 2T 38′ Ferrán Torres (BAR); 2T 46′ Rodrygo (RMA)
Substituições – RMA: Camavinga (Modric); Rudiger (Carvajal); Asensio (Benzema)
Substituições – BAR: Ferran Torres (Raphinha); Gavi (Busquets); Jordi Alba (Balde); Ansu Fati (Dembélé); Kessie (Pedri)
Real Madrid (4-3-3): Andriy Lunin; Dani Carvajal, Eder Militao, David Alaba, Ferland Mendy; Luka Modric, Aurelien Tchouameni, Toni Kroos; Federico Valverde, Karim Benzema, Vinicius Junior.
Barcelona (4-3-3): Marc-Andre Ter Stegen; Sergi Roberto, Jules Kounde, Eric Garcia, Alejandro Balde; Frenkie de Jong, Sergio Busquets, Pedri; Raphinha, Robert Lewandowski, Ousmane Dembele.

