Acostumado a anunciar um “pacotão” de reforços por temporada no início da era Crefisa – desde 2015 -, o Palmeiras aos poucos vai mudando a filosofia e a promessa é que o elenco em 2023 tenha poucas mudanças em relação ao deste ano.
No início de 2022 deixaram o Verdão alguns jogadores importantes como Felipe Melo, Jailson, Renan, Patrick de Paula e Willian e, por outro lado, chegaram novos atletas como Flaco López, Merentiel, Atuesta, Murilo, Navarro e Bruno Tabata.
Em entrevista ao programa Sportscenter, da ESPN, na última sexta-feira (4), o gerente de futebol do Palmeiras, Cícero Souza, abriu o jogo sobre as movimentações que o clube deve ter na próxima temporada.
“(A movimentação no elenco em 2023) será extremamente menor. E isso se deve a dois motivos. Há um ciclo e esses jogadores que chegaram nesta temporada chegam para fazer seu ciclo. Ambientação ao clube, ao país – para alguns deles – como o Zé Rafael, o Veiga, o Scarpa já fizeram”, disse o dirigente.
“É muito difícil você chegar em um clube bicampeão da Libertadores e se tornar titular absoluto. Talvez o Murilo hoje seja titular porque o Luan sofreu uma lesão. É mérito do Murilo. Mas chegar em um time que vence muito e se tornar titular é um segundo degrau”, prosseguiu o gerente do Palmeiras
“Jogadores como Navarro, Atuesta e Murilo já terem mais de 45 jogos no ano é a clara compreensão do modelo de jogo. Então você não precisa mais mudar tanto”, completou Cícero.
Até o momento, a única saída do elenco do Palmeiras confirmada é a do meia Gustavo Scarpa, que tem seu contrato terminando em dezembro próximo e já assinou com o Nottingham Forest, da Inglaterra, onde vai jogar a partir de janeiro.
Abel Ferreira feliz com elenco do Palmeiras
Em entrevista recente logo após a confirmação do título do Brasileirão, o treinador do Verdão falou sobre a expectativa de novas contratações de reforços para 2023.
Segundo Abel Ferreira, só chegarão novas peças se as atuais deixem o Palmeiras, seja um jogador vendido ou mesmo um ou outro que queira sair para ter mais oportunidades em outra equipe.
“Nunca vou virar as costas para esses jogadores. Enquanto me mostrarem rendimento, é com eles que conto. Se houverem saídas ou vendas, aí as reposições terão que ser feitas. Penso em apenas um ou dois reforços, uma ou duas mexidas para que consiga suprir alguma saída que houver. Como por exemplo a do Scarpa. Enfim… Na minha ideia, não estou esperando mexer no elenco. Esses jogadores mostraram, não só a mim, que têm vontade e ambição. Quando olho para a equipe, as mudanças serão sempre em caso de vendas. Se não houverem vendas, não terão mexida”, explicou o treinador português.

