O Vasco pode ter se despedido neste domingo (6) de um dos símbolos do retorno do clube para a Série A do Campeonato Brasileiro. Autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Ituano, no Estádio Novelli Jr, Nenê, de 41 anos, em contrato até o fim da atual temporada.
O Torcedores.com apurou que Nenê tem o desejo de renovar por mais um ano com o clube. No entanto, uma eventual ampliação ficará a cargo da 777 Partners, dona da SAF Vasco, que será responsável pela formação do elenco para 2023.
Assim, o jogo deste domingo contra o Ituano pode ter sido o último do meio-campista pelo clube de São Januário. A história iniciada há sete anos teve um rebaixamento, dois acessos e o titulo do Campeonato Carioca de 2016.
Sem certeza da renovação, o camisa 10 foi uma das referências do time na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de alternar bons e maus momentos, Nenê foi referência dentro e fora de campo, principalmente, na troca de técnicos.
A temporada (Fonte: oGol)
- Jogos: 45
- Titular: 44
- Reserva utilizado: 1
- Gols marcados: 12
- Assistências: 11
- Minutos em campo: 3469
Na esperança de seguir no Vasco, ele tem sondagens para retornar ao Oriente Médio onde teve passagem destacada pelo Al-Gharafa, do Catar, onde é tratado como um dos principais ídolos da história do clube.
A tendência é que Nenê não leve à diante à possibilidade pelo desejo de defender o Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro. A idade avançada é considerada o principal complicador para que o jogador seja colocado como dúvida para o ano que vem.
O jogador já ouviu de amigos próximos, que atuam nos bastidores do clube, que a diretoria pode optar pela sua saída. Independentemente disso, Nenê se dedicou aos treinos e, principalmente, nas partidas para ajudar o Vasco.
“Falei que não ia sair daqui até ajudar o Vasco a subir. Não tem preço dar esse presente para os torcedores do Vasco e para o pessoal do Vasco. Deus quis que fosse no último dia e com gol meu ainda”, disse em entrevista coletiva após o jogo.
Números pelo Vasco (2015 – 2022)
- Jogos: 188
- Vitórias: 86
- Empates: 52
- Derrotas: 50
- Titular: 181
- Reserva utilizado: 7
- Gols marcados: 58
- Assistências: 28
- Minutos em campo: 15832
Ainda segundo apurou a reportagem, a diretoria não garante a permanecia dele devido ao perfil contestador. Apesar disso, ele é muito querido por todo o elenco tendo grande ascensão sobre os jogadores mais jovens.
Pessoas ouvidas pelo Torcedores.com apontam que muitos dirigentes não gostam da forma como ele “comanda o vestiário”. O veterano foi o porta-voz de atletas e se posicionou contra a presença de deles no dia a dia do grupo.
Fontes ouvidas pela reportagem garantem que a falta de interesse pela renovação, além do aspecto salarial, idade avançada e questionamento sobre a condição física de Nenê, também são elementos nesse distanciamento.
A possibilidade de retornar ao exterior não está na prioridade do meio-campista. Os contatos recentes feitos no Brasil indicam poucos clubes interessados nele. Um deles é o Grêmio para atender ao pedido do técnico Renato Portaluppi.

