Home Futebol Copa do Mundo 2022: Lucas Paquetá se recupera a tempo e é convocado pela Seleção Brasileira

Copa do Mundo 2022: Lucas Paquetá se recupera a tempo e é convocado pela Seleção Brasileira

O Torcedores.com fez um perfil do jovem meia que vai disputar a Copa do Catar pela Amarelinha neste ano

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Hoje (7), o técnico Tite trouxe a público a lista com seus convocados pela Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022, no Catar, de 21 de novembro e 18 de dezembro. Um dos 26 convocados é o meio-campista Lucas Paquetá, de 25 anos, que atua pelo West Ham-ING.O Torcedores.com elaborou um breve perfil para você conhecer o jogador, que quase ficou afastado por lesão, mas se recuperou a tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Nome: Lucas Tolentino Coelho de Lima
  • Nascimento: 27 de agosto de 1997 (25 anos)
  • Origem: Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Altura: 1,80 m
  • Pé: canhoto
  • Posição: meio-campo

Como foi o início da carreira de Lucas Paquetá

Lucas começou sua carreira no futebol nas categorias de base do Flamengo, aos 8 anos. Porém, seu futuro no Rubro-Negro esteve ameaçado, pois era franzino e tinha apenas 1,53 m aos 15 anos. A formação tardia motivou um treinamento físico diferenciado, que fez o jogador crescer 27 cm em três anos.

Assim, ele continuou no Flamengo, onde foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2016. O meia estava entre os destaques da equipe e acabou promovido ao elenco principal. Sua estreia pelo profissional do rubro-negro carioca foi em março de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Paquetá começou a ter mais oportunidades no Flamengo em 2017, que tinha ausências importantes no time. O meio-campista correspondeu bem e foi destaque na campanha rubro-negra na temporada, que terminou com os vice-campeonatos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

No ano seguinte, 2018, viveu uma temporada de altos e baixos, assim como o Flamengo. Por fim, foi vendido ao Milan-ITA por 38,4 milhões de euros. O meia partiu sendo o artilheiro do Flamengo no Brasileirão e recebendo prêmios individuais.

A trajetória de Lucas Paquetá na Europa

O meia chegou ao Milan-ITA no começo de 2019, mas não teve grande destaque em sua passagem pelos rossoneros. Então, ele foi negociado junto ao Lyon-FRA, por 23,44 milhões de euros. No clube francês, Paquetá se recuperou e teve bom desempenho, com 21 gols e 13 assistências, ao longo de 80 partidas nas temporadas 2020/21 e 2021/22.

PUBLICIDADE

O destaque no Lyon rendeu uma proposta do West Ham-ING, para onde foi em agosto deste ano, por 42,95 milhões de euros e bônus que podem chegar a mais de 60 milhões de euros. Nesse caso, Paquetá se tornaria a contratação mais cara da história do time londrino.

PUBLICIDADE

Na atual temporada, Lucas Paquetá fez sete jogos e deu duas assistências.

Lucas Paquetá na Seleção Brasileira, antes da Copa do Catar

O meia tem participações nas seleções de base, atuando em 2016 na competição Quadrangular de Seleções. Além disso, ele foi chamado por Rogério Micale para contribuir com a preparação da equipe olímpica do mesmo ano. Em 2018, ele fez parte da lista de suplentes chamados pelo técnico Tite, para a disputa da Copa do Mundo na Rússia. Após a competição, Paquetá seguiu aparecendo em convocações do técnico.

O meio-campista faz parte da equipe que foi campeã da Copa América de 2019, além de também estar presente na campanha do vice-campeonato da mesma competição em 2021. Paquetá foi decisivo nessa última, marcando gols que classificaram a Amarelinha para a final.

Dia 16 de outubro, Lucas Paquetá sofreu uma ruptura parcial do ligamento na região do ombro. A lesão fez com que sua convocação estivesse ameaçada, já que havia expectativa de que ele não se recuperasse a tempo.

PUBLICIDADE

No entanto, o jogador optou por um tratamento conservador e superou expectativas na recuperação. Ele já estará disponível para atuar pelo West Ham no próximo domingo (6). Assim, Paquetá se recuperou e fará parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022.

Better Collective