Home Futebol Copa do Mundo: favoritos, surpresas e goleadas, relembre como foram os jogos de abertura

Copa do Mundo: favoritos, surpresas e goleadas, relembre como foram os jogos de abertura

Abertura do Mundial de 2022 será neste domingo (20), entre Catar e Equador; veja a trajetória histórica destes jogos até aqui.

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Copa do Mundo 2022 será aberta neste domingo, com a partida entre Catar e Equador. O jogo de abertura tem sido uma das atrações mais esperadas do torneio, com muita história, conquistas e até zebras no primeiro jogo do Mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desde 2006, o país-sede é quem abre o torneio (antes, isto cabia ao campeão). Portanto, os qatari terão que mostrar serviço para mostrar uma boa impressão e os equatorianos querem ‘estragar’ a festa da equipe da casa em seu momento de tentar brilhar.

PUBLICIDADE

O Torcedores irá mostrar toda a trajetória dos jogos de abertura da Copa do Mundo e contar a história de quem se deu bem e quem se deu mal nestas partidas.

PUBLICIDADE

1930

Foram duas as partidas consideradas de ‘abertura’ da primeira edição da Copa do Mundo. Os Estados Unidos venceram a Bélgica por 3 a 0 e a França bateu o México por 4 a 1. Neste jogo, ocorreu o primeiro gol da história das Copas, marcado pelo francês Lucien Laurent.

1934

PUBLICIDADE

Por ser em mata-mata, todas as partidas da primeira fase foram no mesmo dia (27 de maio). O Brasil perderia seu jogo com a Espanha por 3 a 1 e seria eliminado. Além disso, a Itália (país-sede e futura campeã) goleou os EUA por 7 a 1 e a Suécia eliminou a vice-campeã mundial de então, a Argentina, por 3 a 2. Outros jogos foram Tchecoslováquia 2 x 1 Romênia, Alemanha 5 x 2 Bélgica, Áustria 3 x 2 França, Suíça 3 x 2 Holanda e Hungria 4 x 2 Egito

1938

A Copa de 1938 foi a primeira a ter uma partida em separado para abrir o torneio, esta entre Suíça e Alemanha (que abriria o Parque dos Príncipes, em Paris). O jogo terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação e foi para o desempate cinco dias depois, em que os suíços eliminaram os alemães (estes com vários atletas da então forte seleção austríaca por causa do Anschluss).

PUBLICIDADE

1950

Coube ao Brasil abrir a Copa do Mundo realizada no país. No Maracanã, a seleção (que ainda não era Canarinho) enfrentou o México na primeira partida do torneio, e com um show de Ademir Menezes (que viria ser o artilheiro do certame), goleou por 4 a 1 para mais de 80 mil pessoas.

1954

PUBLICIDADE

Foram duas partidas abriram a Copa na Suíça, mas a cerimônia de abertura se deu antes de Iugoslávia e França, vencido pelos balcânicos pelo placar de 1 a 0. Na outra partida do dia, a Áustria bateu a Escócia também pela contagem mínima.

1958

O dia 8 de junho foi a data em que o Mundial sueco foi aberto. A partida considerada de ‘abertura’ foi entre o país-sede, a Suécia, e o México, vencida pelos escandinavos por 3 a 0. Ainda mais sete partidas foram jogadas no dia, incluindo a estreia brasileira na caminhada de seu primeiro título (3 a 0 na Áustria) e os 7 a 3 da França sobre o Uruguai.

 

PUBLICIDADE

1962

Mais uma Copa em que partidas simultâneas foram realizadas no mesmo dia em sua abertura. Mais uma vez, o país-sede se encarregou de abrir o torneio, com vitória do Chile sobre a Suíça por 3 a 1. O Brasil também entrou em campo naquele dia (31/05), vencendo o México em sua estreia rumo ao bicampeonato do mundo.

PUBLICIDADE

1966

De novo, o país-sede abriu a Copa do Mundo, e pela primeira vez, um jogo sem gols dentre as aberturas. A Inglaterra, que viria a ser a campeã do certame, ficou no 0 a 0 com o Uruguai de Pedro Rocha e cia em sua primeira partida no torneio.

1970

Foi o quarto (e o último até 2002) em que a partida de abertura teve o país-sede disputando. O México enfrentou a União Soviética e os mais de 107 mil pessoas que foram ao Azteca não viram gols, sendo o segundo 0 a 0 consecutivo em primeiros jogos de Copa.

PUBLICIDADE

1974

A partir daquela Copa (até 2002), a partida de abertura passou a ser feita pelo campeão vigente, neste caso o Brasil. E a Seleção, mesmo com alguns remanescentes do tri no México não fez um bom desempenho e gerou o terceiro 0 a 0 seguido, desta vez contra a Iugoslávia

1978

PUBLICIDADE

O espectro do 0 a 0 rondava as partidas de abertura e foi mais uma vez assim na Argentina. Sem Gerd Müller, a Alemanha (ainda somente Ocidental), não passou de um novo empate sem gols, desta vez tendo a poderosa Polônia de Lato, Szarmach e cia. como rival.

 

1982

Finalmente, os gols voltaram a aparecer nas partidas de abertura em Copa do Mundo. Ou, neste caso, apenas gol. E uma surpresa, a vitória da Bélgica sobre a Argentina (com Maradona, Passarella, Kempes e etc.) por 1 a 0, iniciando uma tendência de ‘zebras’ nestas partidas.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=MzMI2RFx8h4

1986

Assim como quatro anos antes, a campeã veio para a partida de abertura e não venceu. Mas a Itália conseguiu ao menos empatar com a Bulgária por 1 a 1 na primeira partida do Mundial que consagraria um certo argentino que viraria ídolo na Terra da Bota.

PUBLICIDADE

1990

E mais uma zebra em aberturas. A Argentina vinha para a Copa da Itália para querer mostrar a força de um time ainda liderado por seu ‘D10S’. Mas François Oman Biyik, Roger Milla e cia. cuidaram para que isto não acontecesse na partida inicial, com um dos resultados  mais históricos da história: Camarões 1 a 0 na Albiceleste.

1994

PUBLICIDADE

Pela primeira vez que o campeão passou a  fazer o jogo de abertura em Copas do Mundo, o dono da taça venceu. Mas foi por contagem mínima o triunfo alemão sobre a Bolívia em Chicago, encerrando uma série de decepções para os campeões.

1998

De volta às partidas de abertura, o Brasil também chegou como campeão e venceu o primeiro duelo dos Mundial francês, derrotando a Escócia por 2 a 1. Não foi uma partida fácil, em que um gol contra os escoceses foi quem garantiu o triunfo brasileiro no Stade de France.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=rQDU81TJ4xs

2002

Na última vez que os campeões abriram uma Copa do Mundo, zebra vinda da África de novo. A França vinha embalada pelo título de quatro anos atrás, mas Senegal nem quis saber e Papa Bouba Diop marcou o gol da vitória da ex-colônia sobre a antiga metrópole numa das maiores surpresas em Mundiais.

PUBLICIDADE

2006

A partir deste ano, a Copa passou a ser aberta sempre pelo país-sede. E a Alemanha, que recebeu o certame daquele ano, começou bem a competição, impondo 4 a 2 numa grande atuação de Miroslav Klose e Philipp Lahm diante dos centro-americanos.

2010

PUBLICIDADE

Quase que mais uma seleção africana consegue largar bem em Copas do Mundo. A África do Sul saiu na frente com Siphiwe  Tshabalala, mas Rafa Márquez empatou para o México e assim pela primeira vez desde 1986, a partida inaugural do torneio terminou empatada.

https://www.youtube.com/watch?v=8K-mI94l7bY

2014

Diante de tudo o que aconteceu na Copa do Mundo para o Brasil, a estreia foi até com susto, saindo atrás da Croácia no placar. mas Neymar comandou a reação, marcando dois gols, e a vitória  de virada por 3 a 1 do país-sede na hoje Neo Química Arena, em São Paulo.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=oH4jbVNUs3U

2018

Na mais recente Copa, a partida de abertura foi goleada do país-sede sobre o rival. A Rússia encarou outra equipe do Oriente Médio, a Arábia Saudita, e não tomou conhecimento destes, vencendo por 5 a 0 em grande atuação de Denis Cheryshev, Artyom Dzyuba e outros.

PUBLICIDADE
Better Collective