Home Futebol Holanda vence Catar em jogo sem emoção e se classifica para as oitavas da Copa do Mundo 2022

Holanda vence Catar em jogo sem emoção e se classifica para as oitavas da Copa do Mundo 2022

Partida ficou em 2 a 0 para os holandeses, que esperam os resultados desta tarde para conhecer o próximo adversário

Rafael Fontes de Moraes
Colaborador do Torcedores

Em jogo válido pela terceira rodada do grupo A da Copa do Mundo do Catar, a Holanda precisava vencer ou, no mínimo, empatar com os donos da casa para se garantir nas oitavas de final. Se o jogo prometia alguma emoção, não foi bem assim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A fraca seleção do Catar ofereceu poucos riscos à Laranja Mecânica. A favorita do duelo, por outro lado, também não convenceu como em copas passadas. Confira como foi a partida.

Primeiro tempo

O jogo, como era de se esperar, começou com maior pressão da Holanda. Mas, quem esperava gols logo no início, dada a diferença técnica e histórica entre as equipes, ficou só na vontade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até os 25 minutos, apesar de ter mais de 70% de posse de bola, nenhum ataque holandês levou real perigo ao gol do Catar, com os chutes sempre parando da defesa. Além disso, os donos da casa até ensaiaram algumas chegadas ao ataque, conseguindo escanteios e chutes a gol.

Porém, em algum momento, a superioridade aparece. Exatamente aos 26 minutos, após boa jogada coletiva da esquerda para o meio, Gakpo recebeu de Klaassen, invadiu a área e abriu o placar para a seleção europeia.

Em três jogos da Copa do Mundo, Cody Gakpo abriu o placar para a Holanda. Ele é o quarto jogador do país a conseguir o feito, ficando atrás de Johan Neeskens, Dennis Bergkamp e Wesley Sneijder, nas copas de 1974, 1994 e 2010 respectivamente.

PUBLICIDADE

Após o gol, não houveram grandes momentos para nenhuma das duas seleções. A Holanda seguiu jogando muito abaixo do que era esperado e chegou, em alguns momentos, a ser envolvido pelo toque de bola do Catar no meio-campo, mas sem sofrer riscos perto da área.

PUBLICIDADE

Com 3 minutos de acréscimo, o juiz encerrou um primeiro tempo bem morno no Al Bayt Stadium.

Segundo tempo

A etapa final da partida começou com bons ataques do Catar, mas também com a Holanda mais eficiente. Logo aos 4 minutos, Frenkie de Jong marcou após bola rebatida pelo goleiro catarense, para esfriar o ímpeto dos donos da casa. Holanda 2, Catar 0.

Esse foi o segundo gol marcado por de Jong pela Holanda. O primeiro foi em 2019, contra a Alemanha.

Após o segundo gol holandês, o jogo segue lento e sem emoções. Enquanto a Holanda respira aliviada com a classificação encaminhada, o Catar não tem mais esperanças no torneio e nem qualidade técnica para combater a equipe laranja.

PUBLICIDADE

Aos 22 minutos, a Holanda chega a fazer o terceiro gol, mas o VAR recomenda revisão por um toque de mão na origem da jogada e o juiz de campo anula o tento.

Nos acréscimos, Berghuis ainda teve tempo de arriscar um chute que bateu no travessão, mas foi só isso.

O Catar concluiu sua participação na primeira Copa do Mundo, em casa, com três derrotas. A Holanda conseguiu a classificação com atuações fracas e sem convencer ninguém, enquanto uma das seleções tradicionais do torneio.

Ficha técnica

PUBLICIDADE

Holanda x Catar

Data: 29/11/2022, 12:00

Estádio: Al Bayt Stadium

Substituições:

PUBLICIDADE

HOL – 66’: D. Klaassen (S. Berghuis); M. Depay (V. Janssen); 82′: C. Gakpo (W. Weghorst); M. de Roon (T. Koopmeiners); 86′: F. de Jong (K. Taylor)

CAT – 64’: A. Madibo (K. Boudiaf); Almoez Ali (M. Muntari); 85′: A. Hatem (A. Alaaeldin); I. Mohammad (M. Kheder)

Cartões:

HOL: N. Aké (Amarelo)

PUBLICIDADE

CAT: 

Holanda (3-4-1-2): A. Noppert – J. Timber; V. van Dijk; N. Aké – D. Dumfries; M. de Roon; F. de Jong; D. Blind – D. Klaassen – C. Gakpo; M. Depay

Técnico: L. van Gaal

Catar (5-3-2): M. Barsham – I. Mohammad; P. Miguel; B. Khoukhi; A. Hassan; H. Ahmed – H. Al Haydos; A. Madibo; A. Hatem – Almoez Ali; Akram Afif.

PUBLICIDADE

Técnico: F. Sanchez Bas

Better Collective