O atacante Endrick, grande joia do Palmeiras, de apenas 16 anos, está muito próximo de um acerto com o Real Madrid. E o valor da negociação deve ser maior que a multa rescisória.
Em contrato, a multa rescisória é de 60 milhões de euros. Ou seja, se um clube pagar isso ao Palmeiras, o Verdão é obrigado a liberar o jogador. O pagamento desse valor faz com que o contrato do atacante com o clube paulista seja rompido.
Mas, a oferta do Real Madrid teria sido de 72 milhões de euros (cerca de R$ 395 milhões). E por isso o clube Merengue saiu na frente da concorrência. O PSG, Barcelona e Chelsea, por exemplo, também estão interessados no jogador e dispostos a pagar a multa ou um valor próximo.
Então, surgiu a dúvida se seria possível contratar um jogador por um valor acima da multa rescisória. Na verdade, esses 12 milhões de euros a mais seriam referentes a uma taxa das negociações envolvendo equipes brasileiras que a Receita espanhola cobra.
Por causa dessa taxa, inclusive, o Verdão estava resistente ao mercado espanhol. Quem teria que pagar esse valor seria o Palmeiras ou o Endrick, dependendo do que fosse acertado entre as partes.
O Real, então, se dispões a pagar essa taxa, que é de 15% da negociação. Portanto, a negociação seria pelo valor da multa (60 milhões de euros) com o Palmeiras recebendo 12 milhões de euros a mais para bancar a taxa de transição. No fim, se a negociação for concluída, o Alviverde receberia mais com essa oferta do que com as outras ofertas.
Real Madrid está na frente pela joia palmeirense
O clube Merengue está na frente nas negociações não só pela questão financeira. O Chelsea, por exemplo, tentou contratar Endrick junto com Estêvão, outra joia do Verdão. O clube inglês ofereceu 80 milhões de euros (R$ 438 milhões) pelos dois jogadores, mas foi recusada.
Já o Barcelona, não pretende fazer igual o Real Madrid e pagar a taxa de transferência. Sendo assim, o Alviverde poderia receber 15% a menos do valor da multa.
O PSG, inicialmente, era quem mais estava interessado no atacante. O clube francês ofereceu recentemente 55 milhões de euros, mas o clube paulista recusou, já que só pretende vender pela multa. Então, por hora, os franceses recuaram nas negociações.
Endrick teria falado, inclusive, que prefere jogar no futebol inglês ou espanhol, do que no francês.
Agora, a imprensa espanhola já da como certo o acerto entre Endrick e Real Madrid. Porém, o jogador só poderia ir em julho de 2024, quando completa 18 anos. Até lá, seguirá atuando pelo Alviverde Imponente.

