Como esperado, o Grêmio promoverá profundas modificações em seu time para 2023. Afinal, se chegou à conclusão durante a temporada que a equipe que jogou o Brasileirão Série B não seria capaz de medir forças com as grandes equipes. Dessa forma, Renato Gaúcho terá uma formação bastante reformulada para o ano que vem.
Nesse sentido, o time gremista terá mudanças em todos os setores. No gol, o Tricolor Gaúcho segue com os jovens Brenno, Gabriel Grando e Adriel à disposição. Contudo, o Grêmio segue buscando um goleiro mais experiente para a posição.
Defesa do Grêmio aguarda um lateral-direito
Já a lateral-direita é a posição mais carente da equipe. Logo após não renovar com Edilson e Léo Gomes, o clube só tem atualmente os jovens Lucas Kawan e Thomas Luciano, oriundos da base. Além disso, precisou prorrogar por mais seis meses o contrato de Rodrigo Ferreira, emprestado pelo Mirassol. Assim o atleta tratará de uma lesão no joelho, operado depois de romper os ligamentos nos últimos treinamentos do ano. Para a posição, o Grêmio planeja contratações. Assim, João Pedro, com passagens por Palmeiras, Bahia, Porto e Corinthians, estaria próximo de um acerto, enquanto Fábio (Nantes), ex-Manchester United e irmão gêmeo do botafoguense Rafael, é outro nome especulado.
O miolo da zaga do Grêmio continuará sendo formado por Geromel e Kannemann, dupla titular absoluta desde 2016. Como opção, Bruno Uvini chega para fazer sombra aos dois, juntamente com Bruno Alves. Na lateral-esquerda, o experiente Reinaldo veio do São Paulo para ser dono da posição, com o experiente Diogo Barbosa como reserva, além do jovem Cuiabano como outra alternativa. Titular na maioria dos jogos de 2022, Nicolas deixou Porto Alegre.
Meio-campo de Renato Gaúcho com nova cara
O meio-campo do Tricolor Gaúcho será o setor com mais novidades. Além das chegadas do volante uruguaio Felipe Carballo (do Nacional de Montevidéu) e do meia argentino Franco Cristaldo (do Huracán), o Grêmio também já havia confirmado o volante Pepê, que disputou o último Brasileirão Série A pelo Cuiabá. Inclusive, este último deve disputar posição com Bitello, um dos destaques da temporada gremista, apesar da tendência do clube receber propostas pelo jovem volante. Já o meia-atacante Gustavinho, revelação do América-MG, foi trazido por empréstimo para compor o grupo.
Na cabeça-de-área, o paraguaio Villasanti deve seguir como titular absoluto. Já Lucas Leiva foi afastado por conta de uma alteração em seus batimentos cardíacos, detectada em exames de rotina. Ou seja, existe a possibilidade de aposentadoria do experiente atleta. Além disso, o colombiano Campaz não correspondeu e a direção busca incluir o meia, contratação mais cara da história do Grêmio que custou R$ 21 milhões, em alguma negociação. Também remanescentes no rebaixamento, Thiago Santos e Lucas Silva continuam no elenco do Tricolor Gaúcho.
Suárez no comando de ataque
Por fim, o Grêmio objetiva realizar o sonho de trazer Luis Suárez. Assim, o uruguaio seria o famoso reforço para lotar o aeroporto. Para 2023, Renato Gaúcho busca recuperar Ferreira, que mal atuou na última temporada por conta de lesões, além de contar por mais uma temporada com Diego Souza. Como opção para o plantel, chegou Everton Galdino, destaque do Brasileirão Série B pelo Tombense. Em contrapartida, Biel, Elkeson e Janderson deixaram a Arena do Grêmio.

