Home Futebol Santos deve desistir de aposentar camisa de Pelé; entenda

Santos deve desistir de aposentar camisa de Pelé; entenda

Declaração dada pelo Rei do Futebol a youtuber pode ter ajudado a fazer com que Peixe não prossiga com a homenagem

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Santos tinha o plano de aposentar a camisa 10, eternizada por Pelé, e não colocá-la mais em uso por atletas de seu elenco como homenagem ao Rei do Futebol, falecido nesta quinta-feira (30). Mas a aposentadoria do número consagrado pelo ídolo não deve mais acontecer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O GE aponta que o presidente santista, Andrés Rueda, desistiu de colocar em pauta junto aos conselheiros a possibilidade da camisa 10 não ser mais usada pelo Peixe, O principal motivo teria sido um ‘pedido’ do Rei para que sua camisa não fosse aposentada numa entrevista feita em 2017.

Na época, Pelé deu entrevista ao Bolívia Talk Show e foi perguntado pelo apresentador, Bolívia Zica, se gostaria de ver seu número aposentado pelo Peixe, O Rei do Futebol declarou se declarou contrário afirmando que uma não-aposentadoria da camisa faria com as pessoas nunca se esquecessem do legado do número na história do futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpa1hHTTd3aCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

“É melhor até deixar o número 10 porque, aí, o pessoal nunca vai esquecer”, disse Pelé na ocasião.

Rueda havia se posicionado a favor de aposentar a camisa eternizada pelo Atleta do Século e iria fazer um ato administrativo decretando que o número não mais seria utilizado. Isto apesar disto ter que passar por deliberação dos conselheiros santistas. Mas o desejo do ex-jogador na entrevista deverá seguido pelo clube e o número continuará sendo usado.

O Santos já considerava, inclusive, lidar com as regras da Conmebol e da Fifa, que impedem que números a serem alocados para atletas possam ser ‘pulados’. Caso houvesse a decisão pela aposentadoria do número, o Peixe colocará o 10 para algum atleta da base ou para o terceiro goleiro, de forma a evitar que a camisa fosse usada em algum momento.

Better Collective