Principal competição do futebol sul-americana, a Libertadores tem o seu pontapé inicial para a equipe de 2023 nesta terça-feira (07). Logo mais às 21h (de Brasília), o Sport Huancayo, do Peru, e Nacional, do Paraguai, medem forças pela primeira fase, que ainda contemplará mais dois embates, definindo assim os três classificados para a próxima etapa.
Nesta quarta, será a vez do Nacional (BOL) encarar o El Nacional (EQU), em La Paz. Por fim, na quinta, o Boston River (URU) enfrenta o Zamora (VEN). Como tradicionalmente ocorre na Libertadores, as fases são disputadas com jogos de ida e volta. O gol fora de casa não é mais critério de desempate. Caso haja igualdade na soma dos resultados, a disputa vai para as penalidades, sem prorrogação.
Na próxima fase preliminar da Libertadores, Atlético-MG e Fortaleza figuram no pleito por classificação. O Galo pegará o Carabobo, da Venezuela, enquanto o Leão do Pici terá o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Nesta etapa, oito clubes avançam para a terceira fase, a última antes da fase de grupos.
O sorteio da etapa de grupos será realizado no dia 22 de março. Seis brasileiros já estão garantidos: Flamengo, Palmeiras, Athletico, Internacional, Corinthians e Fluminense. A bola começa a rolar para estes times a partir do dia 4 de abril.
DATAS DA LIBERTADORES 2023
- Primeira fase: 7/fev a 16/fev
- Segunda fase: 21/fev a 2/mar
- Terceira fase: 7/mar a 16/mar
- Fase de grupos: 4/abr a 29/jun
- Oitavas de final: 1º/ago a 10/ago
- Quartas de final: 22/ago a 31/ago
- Semifinais: 26/set a 5/out
- Final: 11/nov
Para a edição de 2023, a Conmebol fixou um aumento de 21% no valor da premiação. O total distribuído pela entidade agora é de mais de R$ 1 bilhão. Para cada vitória na fase de grupos, cada time receberá o montante de 300 mil dólares. O campeão pode faturar até 28,05 milhões – cerca de R$ 147,5 milhões.

