A CBF confirmou nos últimos dias o primeiro amistoso da seleção brasileira pós-Copa do Mundo do Catar para o próximo dia 25 de março, contra o Marrocos, semifinalista do Mundial. O comando técnico será do treinador do time sub-20 da seleção, Ramon Menezes, mas uma velha conhecida não estará junto com o Brasil, ao menos neste primeiro jogo: a TV Globo.
A emissora carioca desistiu de transmitir o duelo que será disputado no estádio Ibn Batouta, na cidade de Tânger, no Marrocos.
Os motivos para a desistência da Globo, de acordo com o colunista Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, são porque o duelo não poderia ser encaixado em sua grade de transmissão e também não haveria um estratégia comercial suficiente para comprar os direitos do amistoso.
O duelo está marcado para um sábado (25), às 19h (de Brasília), horário que não poderia ser modificado devido à celebração do Ramadã, no Marrocos.
Para a emissora, seria interessante ter o jogo no SporTV, seu canal esportivo na TV fechada, mas os valores pedidos pela CBF foram considerados altos – no último ciclo, por exemplo, cada jogo da seleção brasileira era vendido por cerca de US$ 2 milhões.
A Globo não teria como gerar receita com apenas um jogo no SporTV: “Sem uma sequência que integre um possível pacote para atrair assinantes e anunciantes”.
Apesar da desistência para este jogo, a Globo segue com grande interesse para os demais jogos do ciclo para a Copa do Mundo de 2026, que ainda terão duelos das Eliminatórias e outros amistosos.
Sem a Globo, jogo terá transmissão no canal de Galvão Bueno no YouTube
Sem acordo, a CBF anunciou na última quinta-feira (16), que a partida amistosa será exibida ao vivo pelo novo canal no YouTube de Galvão Bueno.
Lá, o narrador terá ainda a companhia de mais três ex-companheiros de Globo, o comentarista Casagrande, o analista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho e ainda o repórter Tino Marcos – todos deixaram a emissora nos últimos anos.
“Vou estar com amigos que, durante os mais de 41 anos da minha história na Globo, fizeram parte do time que me acompanhou. Desde o ano passado eu venho dizendo que não estava fechando um livro, mas apenas virando uma página. Sou muito grato a tudo que a Globo me deu e proporcionou. Mas no digital chegou a hora de começar essa nova etapa com a inauguração do meu canal. Nada melhor do que um jogo da seleção pra isso. E com uma parceira com a Play9, do meu amigo João Pedro Paes Leme. Estou muito feliz mesmo”, diz o narrador.

