Home Mídia Esportiva e bastidores Veja detalhes sobre Galvão Bueno narrar jogo da seleção brasileira no YouTube

Veja detalhes sobre Galvão Bueno narrar jogo da seleção brasileira no YouTube

Locutor esportivo estreará em seu canal no YouTube neste sábado (25), na transmissão do amistoso da seleção brasileira contra Marrocos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Galvão Bueno retornará suas atividades ao narrar partidas da seleção brasileira, como faz há décadas. Entretanto, neste sábado (25) viverá uma experiência diferente. Afinal, será o primeiro jogo do escrete canarinho em que não fará na Globo, de onde saiu depois da Copa do Mundo 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A partir das 18h30 (horário de Brasília) no próximo fim-de-semana, Galvão Bueno abrirá sua jornada esportiva para Marrocos x Brasil em seu novo canal no YouTube, o Canal GB. Assim, irá ancorar meia-hora de pré-jogo para o amistoso que começará às 19h do próximo sábado, em Tânger.

Na partida contra o quarto colocado do último Mundial no Catar, o narrador terá a parceria de velhos companheiros da Globo, como Casagrande, Arnaldo Cezar Coelho e Tino Marcos. Aliás, Paulo Roberto Falcão não pôde aceitar o convite em virtude do momento conturbado do Santos, já que é coordenador de futebol do Peixe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme informações do jornalista Rodrigo Mattos em sua coluna no UOL, a compra dos direitos não-exclusivos de transmissão do amistoso da seleção brasileira via streaming foi executada em caráter experimental. Assim, será testado na partida diante do Marrocos para a avaliação dos lucros, através das cotas publicitárias. Afinal, os anúncios automáticos do YouTube acarretam pouca renda.

Transmissão no canal de Galvão Bueno terá participação de Felipe Neto

Dessa forma, o Canal GB será administrado pela empresa Play9. Entre os sócios, estão o jornalista João Pedro Paes Lemes, o youtuber Felipe Neto e o ex-jogador de vôlei e diretor do COB, Marcus Vinícius Freire. Nesse sentido, Felipe Neto integrará na cobertura do próximo jogo da seleção brasileira.

PUBLICIDADE

“A minha participação será antes do jogo, durante o intervalo e após o fim da partida. Eu não sou nem maluco de querer me meter na parte do futebol hahahhaha. Isso é pros mestres”, escreveu Felipe Neto, em seu perfil no Twitter.

PUBLICIDADE

Diante da negativa da Globo em transmitir a partida, em virtude do horário que atrapalharia a rígida grade da emissora, a CBF negociou com o novo canal de Galvão Bueno, mas sem a exclusividade. Dessa forma, a Bandeirantes exibirá a partida na TV aberta.

Como o preço do investimento da transmissão exclusiva das partidas da seleção brasileira é de US$ 2 milhões, a Play9 irá apostar na publicidade. A dúvida é se compensará o investimento nos direitos junto à CBF, além de toda a produção da jornada, mais quanto que será arrecadado.

Por fim, o colunista Rodrigo Mattos informa que a entidade também aproveitará o amistoso para negociar o pacote de jogos da seleção brasileira visando o ciclo para a Copa do Mundo de 2026. Assim, a tendência é que a Globo arremate o conjunto de partidas. Mas, dependendo do resultado do teste com o streaming de Galvão Bueno, outras propostas à CBF poderão acontecer.

Better Collective