Flagrado em uso de arma de fogo de forma ilegal em Brasília, no feriado de Tirantes, no dia 21 de abril, mas divulgado somente nesta terça-feira (23), o lateral-direito Douglas Santos, que defendeu São Paulo e Barcelona ao longo da carreira, foi detido e liberado após audiência de custódia dois dias depois do ocorrido. As informações são do “ge.com”.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil do Distrito Federal, Douglas atirou para o alto com uma pistola calibre .380, enquanto estava com a esposa em um estacionamento público no Lago Paranoá, em Brasília.
Os dois teriam participado de um passeio de lancha no lago que teve ainda a presença de outras dez pessoas, que teriam feito o uso de bebida alcoólica e acabaram se desentendendo.
Depois do passeio, os seguranças do Setor de Clubes Esportivo Sul (SCES) pediu que Douglas deixasse o local. Já no estacionamento, o jogador teria efetuado o disparo para o alto.
A Polícia Militar foi chamada e Douglas teria tentado esconder a arma, junto com munições não disparadas e ainda o registo da arma, que estava no nome da mão do atleta, em um matagal próximo ao estacionamento. Os policiais avistaram o jogador deixando o matagal e, inicialmente, ele negou ter atirado.
Os policiais encontraram a bolsa, mas a arma de fogo não estava junto. Douglas se recusou a dizer onde havia escondido a pistola Glock, modelo G28.
Preso em flagrante no feriado de Tiradentes, o jogador foi colocado em liberdade dois dias depois. Em nota, a Defensoria Pública do Distrito Federal revelou que Douglas passou por audiência de custódia no dia 23 de abril de 2023 e foi liberado.
A denúncia contra o lateral, no entanto, segue em tramitação na 5ª Vara Criminal de Brasília.
Passagem questionada pelo Barcelona
Natural de Monte Alegre de Goiás, Douglas começou a carreira no Goiás, mas ganhou destaque defendendo o São Paulo entre 2012 e 2014.
Em 2014, o atleta surpreendeu a todos no mundo do futebol com uma transferência para o Barcelona avaliada em 5,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 16 milhões na época).
Foram, no entanto, apenas oito partidas disputadas no Barça e logo depois acabou defendendo ainda Sporting Gijón-ESP, Benfica e Sivasspor e Besiktas, ambos da Turquia.
Douglas tem atualmente 32 anos e está sem clube desde o fim de seu contrato com o Besiktas. Sua última partida como profissional foi em janeiro de 2020.

