Home Futebol Conheça as 10 jogadoras mais influentes da WNBA em 2023

Conheça as 10 jogadoras mais influentes da WNBA em 2023

Liga feminina do melhor basquete do mundo vem ganhando cada vez mais espaço no esporte

Guilherme Papa
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Editor do Torcedores.com desde maio/2022. Contato: guilherme.papa@navve.com
Conheça as 10 jogadoras mais influentes da WNBA em 2023

IMAGO/USA TODAY Network

A WNBA ganhou muita popularidade em 2023, o que pode ser visto em um notável aumento na audiência nas transmissões dos jogos pelas redes ABC, CBS e ESPN. Todas elas relataram um robusto aumento de 67% ano a ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Um dos grandes momentos foi o recente embate entre Las Vegas Aces e New York Liberty, com o bicampeonato para a franquia de Nevada, apresentando jogadoras estelares como Breanna Stewart, Sabrina Ionescu, Candace Parker e A’ja Wilson, atraindo a atenção de fãs e críticos. Até mesmo o retorno de Brittney Griner aos Estados Unidos depois de um encarceramento de 10 meses na Rússia.

O caso de Brittney, aliás, que foi jogar no país europeu para complementar seus ganhos anuais e acabou presa após ter cartuchos com óleo derivado de cannabis encontrados em sua bagagem, trouxe à tona a gritante disparidade salarial dentro da liga, o que levou a discussões que destacam a urgente necessidade de uma compensação equitativa nos esportes femininos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Metodologia

Todos esses eventos fizeram com que o portal Vegas Insider questionasse: quem detém as rédeas da influência na WNBA?

A partir dessa pergunta, o veículo norte-americano conduziu uma análise abrangente, pontuando as jogadoras da liga em uma escala de 0 a 10. Utilizando um sistema ponderado em vários métricas do cenário digital, incluindo o seguinte:

  • Número de Prêmios: 20%
  • Seguidores no Instagram: 35%
  • Visualizações no TikTok: 20%
  • Seguidores no X (antigo Twitter): 15%
  • Número de postagens no Instagram: 10%

Em um cenário onde a WNBA está ganhando alcance, é hora de reconhecer e celebrar estas atletas com o mesmo fervor que sua liga irmã: a NBA.

PUBLICIDADE

A WNBA não é apenas uma liga; é um movimento, e essas jogadoras estão na vanguarda, moldando narrativas e deixando sua marca tanto dentro quanto fora da quadra.

PUBLICIDADE

O ranking das 10 melhores jogadoras da WNBA

  1. Brittney Griner – Phoenix Mercury (Pontuação de Influência: 6.71);
  2. A’ja Wilson – Las Vegas Aces (Pontuação de Influência: 6.62);
  3. Candace Parker – Chicago Sky (Pontuação de Influência: 5.90);
  4. Sabrina Ionescu – New York Liberty (Pontuação de Influência: 4.38);
  5. Breanna Stewart – New York Liberty (Pontuação de Influência: 3.88);
  6. Kelsey Plum – Las Vegas Aces (Pontuação de Influência: 3.80);
  7. Elena Delle Donne – Washington Mystics (Pontuação de Influência: 3.50);
  8. Nneka Ogwumike – Los Angeles Sparks (Pontuação de Influência: 2.22);
  9. Satou Sabally – Dallas Wings (Pontuação de Influência: 2.18);
  10. Jewell Loyd – Seattle Storm (Pontuação de Influência: 2.02);

Jogadoras mais pesquisadas no Google nos EUA

O Vegas Insider tabmém analisou qual estado norte-americano pesquisou mais qual jogadora da WNBA em 2023. Notavelmente, Brittney Griner emergiu como a líder geral em relação às buscas do Google em todo o país. No entanto, também surgiram padrões regionais intrigantes, mostrando interesses distintos em certas atletas. No Oregon, Sabrina Ionescu conquistou o centro das atenções como a mais pesquisada, muito por conta de ela ter atuado pelo Oregon Ducks antes de entrar na WNBA. Kelsey Plum, sendo uma das melhores armadoras que o Aces já viu, liderou em Nevada. Enquanto isso, na Carolina do Sul, as principais pesquisas do Google inclinaram-se para a talentosa Aaliyah Boston, já que ela era a estrela na equipe de basquete feminino da Carolina do Sul Gamecocks.

A liga está indiscutivelmente se tornando uma força a ser reconhecida, e a recente análise do Vegas Insider, revelando as 10 jogadoras da WNBA mais influentes em 2023, destaca o potencial de igualar a influência da NBA. Brittney Griner, A’ja Wilson, Candace Parker e outras não estão apenas se destacando em quadra – elas estão abrindo caminhos, desafiando normas e abrindo caminho para as mulheres com sua influência.

A WNBA conta com apenas uma brasileira hoje. Stephanie Soares, 4ª escolha geral do último Draft pelo Washington Mistics e trocada para o Dallas Wings, se recupera de uma lesão no ligamento do joelho esquerdo e ainda não fez sua estreia. Damiris Santos, após anos no Minnesota Lynx, deixou a liga rumo ao OGM Ormanspor, da Turquia.

Better Collective