Home Basquete Com retorno da equipe do Corinthians, LBF tem marca histórica

Com retorno da equipe do Corinthians, LBF tem marca histórica

Depois de sete anos o Timão voltará a disputar o principal campeonato de basquete feminino no Brasil

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
Com retorno da equipe do Corinthians, LBF tem marca histórica

Torcida do Corinthians durante partida de basquete (Divulgação / Beto Miller)

A temporada 2024 da LBF (Liga de Basquete Feminina) começa no próximo dia 1º de março e um dos destaques deste ano é a presença do Corinthians entre as equipes participantes. O clube alvinegro, que já foi uma referência da modalidade, busca retomar seu espaço no esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a presença do time feminino do Timão, a competição terá um recorde de 11 participantes, superando todas as edições anteriores. AD Santo André, Bax Catanduva, Ituano, Sampaio Basquete, SESI Araraquara (atuais campeãs), Sodiê Mesquita, Unimed Campinas Basquete e Blumenau seguem no torneio enquanto Corinthians, Liga de Ponta Grossa Basquete e São José Basketball são as três novidades para este ano.

“A LBF é um marco na promoção do basquete feminino, e o CBC tem orgulho de ser parceiro. Buscamos oferecer as melhores condições competitivas para atletas de elite, proporcionando aos clubes, incluindo o Corinthians, oportunidades únicas de desenvolver esportistas olímpicos. Para isso, nosso Programa de Formação de Atletas é fundamental. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, por exemplo, 70% dos medalhistas faziam parte desse projeto”, afirma Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

História do Corinthians no basquete feminino

Entre as décadas de 1950 e 1960 o clube do Parque São Jorge foi uma potência na modalidade, com cinco títulos paulistas consecutivos e a Copa América em 1964.

Já entre 2015 e 2017, a parceria com o Americana rendeu diversos títulos, como a Liga Sul-Americana, Campeonato Paulista, Liga Nacional, duas edições dos Jogos Regionais e uma dos Jogos Abertos do Interior, sob o comando de Antônio Carlos Vendramini.

Buscando voltar a se destacar no basquete feminino, o Corinthians contará com nomes de peso, como a medalhista olímpica Kelly Santos e o treinador Cristiano Cedra.

PUBLICIDADE

Outra ação importante será o apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), através do Programa de Formação de Atletas, do qual é afiliado e visa desenvolver talentos olímpicos nas agremiações. Essa parceria oferece à equipe paulista suporte na formação de atletas, materiais e equipamentos oficiais, contratação de equipes técnicas, e auxílio financeiro para participação em competições renomadas.

PUBLICIDADE

O retorno da equipe feminina do Timão é uma das iniciativas da nova gestão alvinegra, que busca não só investir no futebol como também em outros esportes.

Better Collective