Falcão, em entrevista ao Podpah (Reprodução)
Falcão se manifestou após o início das Olimpíadas de Paris. Levando em conta os pedidos para que o futsal seja incluído entre as modalidades, uma das referências do esporte vê o esforço coletivo sendo crucial para o aval da Fifa. Embora a entidade priorize o torneio mundial da categoria, a união das principais forças pode motivar um consenso atrelado ao COI (Comité Olímpico Internacional).
“Muita gente diz que o futsal e o beach soccer, a Fifa tem os direitos. Para a Fifa, não é interessante o futsal nas Olimpíadas porque apagaria o brilho do Mundial, ainda mais o futsal que é no mesmo ano das Olimpíadas.”, disse Falcão, em vídeo no Instagram.
Aproveitando o momento do Mundial de Futsal, Falcão sugere uma reunião para que a situação seja esclarecida. Caso a Fifa seja convencida, pode avaliar a possibilidade de liberação de mais uma modalidade nas Olimpíadas, algo que vem sendo pedido pelos torcedores brasileiros.
“Já que pode ser isso, porque as grandes forças do futsal não se juntam com a Fifa no Mundial, no início de setembro, e brigam por isso? ‘Fifa, pode nos ajudar?’. Isso é uma possibilidade e eu nunca vi as grandes forças se unirem para conversar com a Fifa […] Quem sabe a gente possa ter essa reunião e ver com a Fifa se eles podem nos ajudar.”, prosseguiu.
Apesar da organização entre os países, Falcão citou que Estados Unidos e China podem não apoiar o futsal nas Olimpíadas. Isso porque duas das principais potências dos Jogos Olímpicos possuem pouca tradição nas quadras e, naturalmente, chances remotas de medalhas.
“Tem o lado político. O quanto que as grandes forças olímpicas, Estados Unidos e China, querem que o futsal vá para as Olimpíadas, já que eles não tem tanta força no futsal e no beach soccer.”, alertou.
Falcão reprova julgamentos contra modalidades olímpicas
Enquanto o futsal segue fora das Olimpíadas, Falcão fez um apelo destinado aos brasileiros. Como outros esportes costumam ser alvo de críticas pela inclusão entre as modalidades olímpicas, o ex-jogador destacou que os atletas profissionais lidam com vários problemas para competir, em alto nível, na disputa por medalhas. Neste cenário, nenhuma modalidade deve ser menosprezada.
“A gente vê aqueles comentários de ‘tal esporte é olímpico, e o futsal não é’. Temos que valorizar os outros esportes, não precisa diminuí-los para valorizar o nosso. Muitos atletas passam o ciclo olímpico com muita dificuldade, tirando dinheiro de bolso e vivendo em condições que não são de um atleta. Mesmo assim, eles estão lá nos representando.”, afirmou.

