HomeFutebolFluminense x Corinthians: relembre a histórica “invasão corintiana”
Fluminense x Corinthians: relembre a histórica “invasão corintiana”
Em 1976, o Bando de Loucos tomava o Maracanã nas semifinais do Campeonato Brasileiro contra o Flu
Mateus Pereira
Colaborador do Torcedores.com desde 2022, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o futebol, o automobilismo e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.
Por Mateus Pereira Publicado 06:00 de 17/08/2024 Atualizado há 1 ano
Invasão da torcida ao Maracanã (Reprodução / acervo: corinthians.com.br)
Fluminense e Corinthians voltam a se enfrentar neste fim de semana em um confronto importante pelo Brasileirão Série A. O duelo entre as duas tradicionais equipes do futebol brasileiro sempre foi palco de momentos históricos e, entre os mais marcantes, está a histórica semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Na ocasião, a torcida paulista compareceu em peso ao Maracanã, ocasionando assim uma verdadeira “invasão corintiana” ao Rio de Janeiro.
No dia 5 de dezembro de 1976, o histórico estádio carioca recebia uma das semifinais nacionais. O Fluminense contava com nada menos que Rivellino em seu elenco e era o grande favorito contra um Corinthians que vivia um grande jejum de títulos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O fato da partida decisiva ser no Maracanã deixava o cenário ainda mais favorável ao Tricolor, que deveria contar com maioria numérica de sua torcida. No entanto, em acordo com Francisco Horta, mandatário do clube carioca, o presidente do Corinthians na época, Vicente Matheus, solicitou uma inacreditável carga de 80 mil ingressos como time visitante.
O cartola tricolor aceitou vender antecipadamente os bilhetes para a semifinal, muito por não acreditar no sucesso do clube paulista nesta empreitada. O desfecho, porém, foi favorável ao Timão.
O Corinthians transforma o Maracanã em sua casa
“Vocês dizem que são fiéis, que a torcida é fiel, então, provem“; foi esta uma das frases mais utilizadas por Francisco Horta em programas de TV e Rádio, convocando o Bando de Loucos à missão no Rio de Janeiro.
PUBLICIDADE
Contra as expectativas de Horta, Vicente Matheus conseguiu vender todos os ingressos e atraiu uma enorme multidão de torcedores fanáticos pelo Timão. Eles viajaram para o Rio de Janeiro e tomaram conta do Maracanã. Esse episódio ficou conhecido como “A Invasão Corinthiana”.
PUBLICIDADE
Durante toda a madrugada, os fanáticos do timão faziam uma festa no Leme, em Copacabana, Leblon, Ipanema. E as bandeiras do Corinthians ventavam em procela. Ali, chegavam os corinthianos, aos borbotões. Ônibus, aviação, carros particulares, táxis, a pé, a bicicleta. A coisa era terrível. Nunca uma torcida invadiu outro estado, com tamanha euforia. Um turista que, por aqui passasse, havia de anotar no seu caderninho: “O Rio é uma cidade ocupada”. Nelson Rodrigues, jornalista tricolor, ao Jornal oGlobo da época.
Em campo, o Corinthians, frente à sua enorme torcida, conquistou a classificação à final: após um empate no tempo normal, com gols de Pintinho para os cariocas e Ruço para os paulistas, o Timão eliminou o Fluminense nos pênaltis, diante de quase 150 mil pessoas.
Um dos ônibus da torcida corintiana na volta a São Paulo (Reprodução / acervo: Adamo Bazani)
Vale destacar que muitos torcedores do Flamengo, maior rival do Tricolor Carioca, se uniram ao Bando de Loucos, sendo possível observar bandeiras rubro-negras no Maracanã, em uma das maiores celebrações ao futebol brasileiro em sua história, que reuniu assim parte de três das suas maiores torcidas.
No entanto, o jejum de títulos não chegou ao fim em 1976. O Corinthians acabou derrotado pelo Internacional na grande final, mas ainda assim protagonizou o momento mais marcante daquele campeonato com a invasão ao Maracanã.
PUBLICIDADE
Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade.