Home Futebol Botafogo supera expulsão, vence a Universidad de Chile e avança rumo ao mata-mata da Libertadores

Botafogo supera expulsão, vence a Universidad de Chile e avança rumo ao mata-mata da Libertadores

Igor Jesus teve participação decisiva para classificação heroica do Glorioso no Nilton Santos

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Botafogo supera expulsão, vence a Universidad de Chile e avança rumo ao mata-mata da Libertadores

Igor Jesus comemora gol na Libertadores (Vítor Silva/Botafogo)

Sob os olhares de Carlo Ancelotti, Botafogo e Universidad de Chile protagonizaram uma “final” no Grupo A da Libertadores. Precisando da vitória para não ser eliminado, o clube alvinegro mostrou que jamais deve ser subestimado. Em outra partida com desvantagem numérica, situação que ocorreu na decisão de 2024, o Glorioso foi valente para vencer o adversário e garantir vaga nas oitavas de final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Inicialmente, o Botafogo partiu pra cima, mas a expulsão de Jair deixou os torcedores aflitos. Aplicando um carrinho em Aránguiz, o zagueiro, com auxílio do VAR, recebeu o cartão vermelho aos 23 minutos. Neste cenário, o espírito de luta do Glorioso entrou em cena mais uma vez, algo que resultou no gol de Igor Jesus.

Após Vitinho ganhar disputa pelo alto, Artur e Savarino tramaram o lance que terminou com Igor Jesus, de cabeça, abrindo o placar. Com a vantagem, o Botafogo soube administrar o tempo restante e foi para o intervalo vencendo o adversário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gol anulado e placar mantido

Mostrando coragem, Renato Paiva não quis adotar uma postura de retranca. Explorando os espaços da Universidad de Chile, o Glorioso, com Artur, aumentou o placar, mas o gol acabou sendo anulado por um toque de mão de Igor Jesus no começo da jogada.

Na sequência, o Botafogo seguiu apostando nos contra-ataques, mas não encaminhou o triunfo. Porém, apesar dos sustos ao gol de John, a Universidad de Chile não teve êxito nas investidas ofensivas, motivo pelo qual o placar seguiu intacto.

PUBLICIDADE

Classificação no Grupo A

Com 12 pontos, Botafogo e Estudiantes seguiram adiante no Grupo A. Porém, devido ao número de gols marcados, o time argentinou terminou a primeira fase como líder da chave. Mesmo assim, o Glorioso deu sinais de que será um adversário indigesto para o oponente nas oitavas de final.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA – BOTAFOGO x UNIVERSIDAD DE CHILE (LIBERTADORES)

Estádio: Nilton Santos (Rio de Janeiro)

Data: 27/5/2025 (terça-feira)

Hora:  21h30 (Brasília)

PUBLICIDADE

Árbitro: Andrés Rojas (COL)

Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Cristian Aguirre (COL)

VAR: Heider Castro (COL)

Cartão vermelho: Jair

PUBLICIDADE

Cartões amarelos: Guerrero, Hormazábal, Calderón, Altamirano e Cuiabano

Botafogo: John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Ponte); Artur, Gregore, Marlon Freitas e Cuiabano (Allan); Savarino (Danilo Barbosa) e Igor Jesus

Universidad de Chile: Castellón; Sepúlveda, Ramírez, Calderón e Hormazábal; Aránguiz e Marcelo Díaz (Altamirano); Leandro Fernández, Poblete (Assadi) e Maxi Guerrero; Di Yorio (Guerra)

Better Collective