Home Futebol Grêmio aumenta riscos de rebaixamento após nova derrota no Brasileirão; aproveitamento como visitante preocupa

Grêmio aumenta riscos de rebaixamento após nova derrota no Brasileirão; aproveitamento como visitante preocupa

Tricolor tem rendimento de G4 com Mano Menezes na Arena, mas o cenário se inverte em jogos fora de Porto Alegre, onde só venceu um jogo

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Grêmio aumenta riscos de rebaixamento após nova derrota no Brasileirão; aproveitamento como visitante preocupa

Jogadores do Grêmio reclamam com a arbitragem no duelo contra o Fluminense (Créditos: Buda Mendes - Getty Images)

Depois de se reabilitar diante do Fortaleza, em confronto remarcado, o Grêmio sucumbiu frente ao Fluminense neste sábado (02), no Maracanã, e viu o índice de riscos de rebaixamento no Brasileirão crescer para 26,8%, de acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG, ligando ainda mais o alerta para o desempenho atuando longe da Arena.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dos 20 pontos somados na Série A até o momento, o Imortal somou apenas cinco fora de casa, dos 27 colocados em disputa. O rendimento é apenas o 15º melhor no certame neste recorte. Desde que Mano Menezes assumiu o time, no dia 22 de abril, o time só venceu o Juventude fora de casa, em um dos melhores jogos da equipe na disputa. Além disso, a equipe empatou com Vasco e Vitória, e foi superada por São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense. Ou seja, um aproveitamento de apenas 21,2%.

Como está a briga do Grêmio contra a degola?

Com o resultado negativo no Rio de Janeiro, o Tricolor permaneceu estacionado na 14ª posição, estando a cinco tentos do Santos, primeiro a abrir a zona da degola. O Peixe, no entanto, possui um jogo a menos no comparativo direto, já que entra em campo ainda nesta segunda (04), frente ao Juventude, na Vila Belmiro, pelo fechamento da 18ª rodada. Caso o alvinegro vença, o Vasco, que possui dois jogos a menos e aparece com os mesmos 15 tentos, para a figurar no Z4.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No pleito para escapar da degola, o Sport é o mais ameaçado de rebaixamento, com 94,4% de riscos, segundo a UFMG. O Juventude vem logo na sequência, com 69,4%, enquanto o Santos tem 43,4%, o Vasco surge com 42,8%. O Grêmio é o sétimo no ranking dos riscos.

Confronto direto e desfalques contra o Sport

Como não está mais na disputa da Copa do Brasil, o Imortal terá uma semana cheia para treinamentos até o próximo compromisso no Brasileirão, que acontece no domingo (10), em Porto Alegre, no encerramento do primeiro turno. Para a partida, o Tricolor não poderá contar com o lateral-direito João Lucas, diagnosticado com uma nova lesão no embate diante do Flu.

O atleta ficou fora por três meses e justamente no jogo que marcou o seu retorno, se lesionou novamente após 45 minutos em ação. Sem o atleta, Mano Menezes terá que improvisar mais uma vez no setor, haja vista que João Pedro está contundido, a exemplo do zagueiro Gustavo Martins, que chegou a ser utilizado na função. O volante Camilo deve ser improvisado no setor.

PUBLICIDADE
Better Collective