Home Futebol 5 vezes que o futebol transcendeu os campos por causa da religião

5 vezes que o futebol transcendeu os campos por causa da religião

Futebol e religião não se discute? Muitos unem ambos e mostram que pode dar certo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Rivalidade, formação de atletas, poder, representatividade e até música. Futebol e religião tem uma história juntos e, no Dia Mundial da Religião, o Torcedores.com lista abaixo 5 situações em que ambos estiveram lado a lado, tendo dado certo ou não.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Old Firm
O maior clássico da Escócia é recheado de rivalidade muito por conta da história de fundação dos clubes. O católico Celtic e o protestante Rangers exercem a inimizade desde a criação de ambos, o que gera até hoje um clima nada hospitaleiro naquele que é, para muitos, o maior clássico do Reino Unido.

Visão Celeste
O clube foi comprado por pastores e mudou totalmente o objetivo de uma equipe de futebol. Com a formação de jogadores como foco, os proprietários, todos ligados à igreja evangélica, pregam a todos os atletas, que tiveram boa participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019.

PUBLICIDADE

Ligação com a Juventus?
Um dos boatos mais fortes da Itália é de que o Vaticano é o real dono de ninguém menos que a Juventus, maior campeão do país e clube que briga por títulos europeus.

O assunto sempre é comentado e abre discussões sobre a real força da igreja católica no mundo, mas não passa de uma ligação de fatos que se transformou em um grande boato. A grande realidade é que a Juventus pertence à família Agnelli, que é dona da montadora Fiat. Acontece que o Vaticano, que tem uma série de investimentos, é um dos sócios minoritários da empresa, o que gerou a criação dessa “fofoca”.

Desafio muçulmano na Copa
A Copa da Rússia trouxe à tona um desafio para todos os jogadores muçulmanos que estiveram presentes no torneio. Sete países eram majoritariamente muçulmanos na competição e se planejaram com um cardápio diferente em relação às outra seleções, já que a Copa foi disputada em pleno Ramadã, período de jejum dos fiéis.

Com isso, a Copa do Mundo de 2018 foi chamada de “A Copa mais muçulmana da história”, o que foi encarado como uma conquista para os torcedores muçulmanos, que nunca foram tão representados em uma competição internacional de futebol.

PUBLICIDADE

Divina inspiração
A última história é muito mais cômica, mas terminou de forma trágica. Marcelinho Carioca, ídolo do Corinthians, e Amaral, com passagem de sucesso pelo Palmeiras, lançaram na década de 90 o grupo de pagode Divina Inspiração, com a ideia de interpretar canções de pagode gospel. O problema é que após alguns meses o grupo acabou e os outros músicos que faziam parte do conjunto colocaram o atleta do Corinthians na justiça por falta de pagamento.

Leia mais:
Futebol e religião: 7 boleiros que não escondem sua fé