Home Outros Esportes Análise: por que o NY Giants acertou em contratar Joe Judge

Análise: por que o NY Giants acertou em contratar Joe Judge

Optando por um treinador de times especiais, os Giants surpreendem a NFL.

Estevão Maximo
Colaborador do Torcedores
O New York Giants acabou de anunciar nesta semana quem será o seu novo treinador, Joe Judge foi o nome escolhido, após três anos como treinador de times especiais ele recebe a chance de sua vida. Não há como saber se a contratação dará certo ou não, existem uma série de fatores que imfluenciarão o resultado, principalmente a construção do elenco, tanto no mercado de free agents, quanto no Draft, mas o interessante de se notar é o caminho alternativo que a franquia dos Giants tomou.
A surpresa desta contratação ocorreu principalmente pelo desconhecimento geral sobre os treinadores de times especiais, eles geralmente recebem pouca atenção e por isso não são muito conhecidos, porém como todos sabemos, times especiais decidem jogos, são cruciais em momentos de equilíbrio, e a negligência a este aspecto do jogo pode gerar consequências graves. Nenhum time simboliza melhor o impacto dos times especiais do que o San Diego Chargers de 2010. A equipe desde então mudou-se para Los Angeles, mas como na época ainda jogava em San Diego, eu irei me referir a ela como San Diego Chargers.

Na história da NFL, apenas uma vez o mesmo time terminou com o melhor ataque e a melhor defesa em termos de jardas, os Chargers de 2010 conseguiram este feito, detalhe, eles terminaram 9-7 e nem foram para os Playoffs.

PUBLICIDADE

O ataque conseguiu 6.329 jardas e a defesa concedeu apenas 4.325, para um exercício de comparação, este ataque seria o quarto melhor no ano de 2019 e a defesa seria a número um geral, na frente do New England Patriots que cedeu 4.414 jardas totais.

O point differential dos Chargers foi de 119, o Kansas City Chiefs (10-6) que acabou vencendo a divisão ficou bem abaixo, com apenas 40.

PUBLICIDADE

A pergunta que não quer calar é, como um time que lidera a liga tanto em ataque, quanto em defesa, consegue ficar de fora dos playoffs?

A resposta é bem simples, a equipe teve de acordo com o site Football Outsiders a pior performance de times especiais da liga, e a quinta pior no período entre 1993-2010.

Os Chargers permitiram 4 punts bloqueados e mais um desviado, além de 4 rerornos para Touchdown, 3 de kickoff e 1 de punt.

Fazendo uma análise detalhada, pode-se concluir que nas 5 primeiras derrotas da equipe liderada por Norv Turner e Phillip Rivers, os times especiais tiveram um envolvimento direto no placar.

PUBLICIDADE

Semana 1: @ Chiefs 21 x 14

Cada time teve 2 TDs ofensivos, porém a pontuação da vitória veio em um retorno de punt para a endzone de 94 jardas do Dexter McCluster, lembram dele?

Semana 3: @ Seahawks 27 x 20

Em outro jogo decidido por uma posse, os Chargers permitiram 2, eu repito 2 retornos de kickoffs para Touchdown, um de 101 e outro de 99 jardas, ambos por Leon Washington, inclusive o ultimo foi o TD da vitória, já no fim do ultimo quarto.

PUBLICIDADE

Semana 5: @ Raiders 35 x 27

Diferentemente das duas primeiras derrotas, desta vez as pontuações de times especiais que decidiram o jogo contra San Diego vieram no início da partida. Os Raiders anotaram 9 pontos através de 2 punts bloqueados no primeiro quarto, que resultaram em um safety e um TD.

Semana 6: @ Rams 20 x 17

Nesta partida embora todas as pontuações tenham vindo dos ataques ou de Field Goals, a atuação pífia dos times especiais dos Chargers causou a derrota da equipe. Os primeiros 3 pontos dos Rams vieram após um retorno de punt de 42 jardas do Danny Amendola, que tirou o St Louis da sua linha de 7 jardas e os colocou na linha de 49, apenas 30 jardas na campanha foram o suficiente para anotar pontos. Já no quarto período vencendo por 7 pontos, os Rams chutaram o FG da vitória, após bloquearem uma tentativa de 49 jardas de San Diego e receberem a bola em outra ótima posição de campo.

PUBLICIDADE

Semana 7: @ Patriots 23 x 20

Os Chargers sofreram muito com turnovers neste jogo, o que provavelmente foi a grande causa da derrota para New England, os Pats percorreram um total de 9 jardas nas suas 3 primeiras campanhas que resultaram em pontos, 1 TD e 2 FGs, duas originando de um turnover, e a outra de um retorno de punt de 34 jardas do Julian Edelman, porém a equipe de San Diego teve a oportunidade de empatar a partida no ultimo minuto com um Field Goal de 45 jardas, mas uma saída falsa os recuou 5 jardas e o kicker acabou errrando. Times especiais espalhando a farofa novamente.

E mesmo nas outras duas derrotas que foram as únicas por mais de uma posse de diferença, a equipe de times especiais foi muito mal.

Contra os Raiders o placar foi de 28 x 13, Darren Sproles sofreu um fumble retornando um punt e Oakland precisou de apenas 18 jardas para abrir o placar, além de outra campanha que resultou em TD após um retorno de kickoff até a linha de 38 jardas do campo de defesa.

PUBLICIDADE

Já na penúltima semana da temporada, San Diego perdeu por 34 x 20, naquele jogo punts fracos de 24 e 34 jardas resultaram em campanhas para Touchdown dos Bengals.

Imagine isto, em todos os 100 anos de NFL, apenas uma vez a mesma equipe liderou a liga em jardas de ataque e de defesa, e este time foi arruinado por um trabalho vergonhoso do seus times especiais. Só poderia ter acontecido com os Chargers.

Times especiais podem não possuir grandes estrelas, mas decidem jogos, assim como qualquer outra unidade da equipe.

Uma informação interessante, os Packers de 1996 foram o único time a terminar com o melhor ataque e a melhor defesa em pontos, eles venceram o Super Bowl, a sua margem total de vitória nos seus 3 jogos de playoffs foi de +52, e ganharam cada jogo por 21, 17 e 14 pontos respectivamente.

PUBLICIDADE

 

Leia mais:

NFL: qual o segredo da surpreendente campanha do Tennessee Titans?

PUBLICIDADE

NFL Playoffs: apostadores miram vitória do San Francisco 49ers

https://www.torcedores.com/noticias/2019/11/philip-rivers-sofre-quatro-interceptacoes-em-derrota-para-o-chiefs

https://www.torcedores.com/noticias/2019/12/melhores-momentos-broncos-chargers

PUBLICIDADE