Home Extracampo Bundesliga planeja diminuir idade mínima de jogadores profissionais para 16 anos

Bundesliga planeja diminuir idade mínima de jogadores profissionais para 16 anos

Para atuar profissionalmente em clubes da primeira e segunda divisões alemã, hoje, é necessário ter idade mínima de 18 anos

Samuel de Brito
Colaborador do Torcedores.com.

Um assunto polêmico promete esquentar as discussões no futebol alemão. Conhecida mundialmente pela organização eficiente, recordes de público e por revelar jovens talentos, a Bundesliga pode ter jogadores ainda mais jovens atuando pelos gramados da Alemanha. Isso porque a Liga alemã de futebol (DFL) irá propor aos clubes a diminuição da idade mínima, quando um jogador pode atuar profissionalmente, para 16 anos nas duas principais divisões do futebol alemão, a informação foi divulgada pelos jornais alemães nesta quinta-feira (23).

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O regulamento atual da competição prevê que um jogador só pode estrear profissionalmente no futebol alemão aos 18 anos. A única exceção é se ele fizer parte da equipe sub-19 do clube, foi assim que o turco Nuri Sahin (foto em destaque) estabeleceu o recorde de jogador mais novo a atuar na Bundesliga, em 2005, quando estreou pelo Borussia Dortmund com 16 anos e 355 dias de idade.

PUBLICIDADE

A proposta será apresentada em março, na Assembleia Geral dos 36 clubes profissionais (18 de cada divisão), garantiu o jornal Bild e já está gerando opiniões divergentes e debates nas terras germânicas.

O Borussia Dortmund apoia a ideia. E tem um motivo, visto que permitiria ao clube promover a estreia do jovem Youssoufa Moukoko, já na próxima temporada, o adolescente de 15 anos vem estabelecendo recordes de gols e brilhando na Uefa Youth League: “Neste momento estamos em desvantagem em relação a outros campeonatos e em competições internacionais, porque não podemos integrar às equipes profissionais os jovens com talentos excepcionais”, relatou Lars Ricken, diretor das categorias de base do Borussia Dortmund.

PUBLICIDADE

“Há diversos casos de jogadores que não quiseram vir jogar na Bundesliga, porque sabiam que poderiam jogar profissionalmente um ano antes em outros países”, acrescentou o dirigente aurinegro.

Já para o jovem treinador do Leipzig, Julian Nagelsmann, atual líder do Campeonato Alemão, não concorda com a proposta: “Não sou muito partidário desta proposta. Se subo os jogadores mais cedo, eles ficarão mais cedo sob pressão e sob o foco da mídia. Não sou cientista e não estudei isso profundamente, mas acho difícil de acreditar que seja bom para o desenvolvimento ser jogador da Bundesliga com 16 anos”, finalizou o treinador mais jovem da Bundesliga, com 32 anos.

LEIA MAIS

Polêmica à vista? Suárez afirma que torcedores do Liverpool são “os melhores do mundo”

PUBLICIDADE

Mesut Özil pode trocar Arsenal por ex-clube de Rooney na MLS

De Ligt diz entender frustração de torcedores com início na Juventus: “Também ficaria zangado”