O RCD Espanyol de Barcelona, membro fundador da LaLiga, contribuiu com muitas das figuras, momentos e ideias mais importantes durante o desenvolvimento do futebol espanhol ao longo das décadas. E embora esteve muitas vezes na sombra de seu grande rival na cidade de Barcelona, o Espanyol tem uma herança e uma história da qual deve se orgulhar.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Conheça, abaixo, cinco histórias que provavelmente muitos fãs da LaLiga desconhecem:
1 – Zamora marca tendência
O primeiro goleiro “superestrela” da Espanha, Ricardo Zamora, estreou no Espanyol em 1916, com apenas 15 anos. Rapidamente, se estabeleceu como o melhor goleiro do país e representou a Espanha nas Olimpíadas de 1920 e na Copa do Mundo de 1936.
O catalão foi goleiro do Espanyol durante a primeira temporada oficial da LaLiga, em 1929/30. Mas, também apareceu com seu famoso boné de pano no FC Barcelona, o grande rival local, durante sua longa carreira. Outros jogadores que vestiram as duas camisas ao longo das décadas foram Ladislao Kubala, Jordi Cruyff, Samuel Eto’o, Iván de la Peña e Philippe Coutinho, enquanto o atual treinador do Barça, Ernesto Valverde, jogou e treinou ambos os clubes.
Considerado um pioneiro na arte do gol, à frente de seu tempo, o nome de Zamora ainda está vivo no prêmio de “goleiro menos vazado da LaLiga”, que é concedido ao final de cada temporada.
2 – O “Tamudazo” que privou o Barcelona do título espanhol
Um dos momentos mais famosos da história do Espanyol é o ‘Tamudazo’ de junho de 2007, quando Raúl Tamudo marcou, em pleno Camp Nou, no último minuto, o gol de empate que privou o Barcelona do título da LaLiga Santander.
O ‘Tamudazo’ foi o segundo dos dois gols do atacante naquela noite, quando Raúl Tamudo também se tornou o maior artilheiro da história do clube na competição.
No total, pelo Espanyol, Tamudo marcou 129 gols em 340 jogos da LaLiga, mas seu chute impecável aos 90 minutos contra o goleiro Víctor Valdés, do Barça, é de longe o mais lembrado, principalmente pelo Real Madrid, pois ele contribuiu para que os blancos conquistassem o título da LaLiga daquele ano.
3 – O legado de Dani Jarque
Os fãs do Espanyol aplaudem, tradicionalmente, o 21º minuto de cada jogo em casa, em memória do ex-capitão da equipe Dani Jarque. Jarque sofreu um ataque cardíaco e morreu aos 26 anos, quando jogava com a equipe na Itália em agosto de 2009. Jarque, nascido em Barcelona, passou pelas categorias de base do Espanyol e jogou pelo principal, marcando oito gols em 173 jogos da LaLiga com seu clube de infância.
Contemporâneo de Andrés Iniesta, lenda do Barça, que foi seu companheiro na seleção espanhola, Jarque foi homenageado pelo amigo na final da Copa do Mundo na África do Sul, tendo o gol do título (na vitória por 1-0 sobre a Holanda) dedicado a ele.
Além disso, o portão 21 do RCDE Stadium agora é oficialmente chamado de “Dani Jarque Gate”, em homenagem ao antigo número da camisa que usava no Espanyol, e também é marcado por uma estátua do amado ex-capitão da equipe. Em 2012, o campo de treinamento da equipe também passou a se chamar Dani Jarque Sports City.
4 – Perica e Perico, os periquitos
O Espanyol abriu um novo caminho no futebol espanhol com a apresentação da primeira mascote oficial da equipe feminina da LaLiga, a “Perica”, em agosto de 2017. Ela se juntou ao animal de estimação favorito dos fãs, o “Perico”, como parte essencial do ambiente do RCDE Stadium.
Os torcedores do Espanyol são conhecidos por “Los Periquitos”, por conta dos pássaros barulhentos que desfrutavam a vida nas árvores ao redor do Estádio Sarriá, que serviu de casa para a equipe entre os anos 1923 e 1997.
“Perico” e “Perica”, agora, são conhecidos por suas danças inovadoras durante os jogos, e também por participarem regularmente de cerimônias anteriores aos jogos, para receber celebridades locais e outros campeões esportivos.
5 – Wu Lei faz história
O Espanyol se tornou o primeiro clube da história da LaLiga a ter um goleador chinês. O gol de Wu Lei na vitória sobre o Real Valladolid, em março de 2019, fez dele o primeiro jogador chinês a marcar em uma das cinco melhores ligas europeias em mais de uma década.
Contratado pelo clube durante o mercado de inverno, Wu teve um impacto imediato quando a equipe deixou se afastou da zona de rebaixamento em janeiro e se classificou para a Liga Europa ao final da temporada.
O ex-astro do Shanghai SIPG continua sendo o maior artilheiro de todos os tempos na história da Super Liga Chinesa, com seus 102 gols, já tendo disputado mais de 30 partidas da LaLiga com o Espanyol.
VEJA TAMBÉM:
Barcelona relembra passado culé de técnico do Espanyol antes do clássico catalão