Um sucesso. Foi assim que o Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu os Jogos de Inverno da Juventude de Lausanne deste ano. A terceira edição do evento ainda não terminou de fato. A Cerimônia de encerramento ainda deve acontecer nesta quarta-feira (22). Mas já deu pra fazer um balanço geral da competição. Neste penúltimo dia de evento, o presidente do COI, Thomas Bach, participou de uma entrevista coletiva para tratar do assunto.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Nesta entrevista coletiva, Bach foi perguntado sobre uma possível candidatura olímpica da cidade. Ele não demorou a responder. “Cabe aos suíços decidir. Agora temos um novo sistema para decidir. Estamos sempre dispostos a dialogar, mesmo sem a apresentação de uma oferta oficial”, disse ele. Nossa porta está aberta. Aliás, eles nem precisam bater, eles podem simplesmente entrar”, continuou o presidente.
“As emoções que vimos durante os Jogos me surpreenderam. Isso porque as pessoas estão sorrindo por toda a cidade, essa foi uma grande surpresa ao longo desses Jogos”, completou Bach. A alegria do povo suíço também tem um motivo especial. Isso porque o país caminha para terminar os Jogos na primeira posição do quadro geral de medalhas.
As medalhas
Nesta terça-feira (21) quatro modalidades ofertaram medalhas na competição. No ski cross country, medalha de ouro para Maerta Rosenberg, da Suécia no naipe feminino. A outra prova foi realizada no naipe masculino, teve Iliya Tregubov, da Rússia, com a medalha de ouro. No ski livre, o canadense Andrew Longino ficou com o ouro.
No hóquei sobre o gelo feminino, o time japonês ficou com o ouro ao bater a seleção da Suécia na grande final. A equipe da Eslováquia tinha conquistado o bronze mais cedo. Na categoria masculino do halfpipe, o Japão ficou com ouro com Ruka Irano. O japão também ficou com a prata com Kaishu Irano. Os irãos dividiram o topo do pódio. Na competição por equipes do snowboard, Suíça, Rússia e Alemanha ficaram com o ouro, a prata e o bronze respectivamente.
O quadro
A Suíça vai terminando esse penúltimo dia de competições portanto na primeira posição geral do quadro de medalhas. A delegação anfitriã soma portanto 10 ouros, 6 pratas e 8 bronzes. A Rússia segue na cola com 9 ouros, 11 pratas e 8 bronzes. O Japão completa o top 3 até aqui com 6 ouros, 6 pratas e 1 bronze. Aliás, a campanha japonesa foi uma das grandes surpresas do evento.
E o Brasil?
Neste penúltimo dia de competições, o Brasil participou de duas competições. No ski cross country feminino, dua brasileiras participaram das disputas. Taynara da Silva fez sua prova em 22:57.7 e terminou na 74ª posição. Já Eduarda Ribeira não conseguiu terminar a sua prova.
No masculino 10km, Rhaick Bomfim terminou sua prova em 32:16.7. Dessa forma, ele terminou a prova na 62ª posição.

