Home Futebol De Loco Abreu a Barrandeguy, confira a lista de uruguaios que já defenderam o Botafogo

De Loco Abreu a Barrandeguy, confira a lista de uruguaios que já defenderam o Botafogo

Lateral estreia neste domingo pelo Botafogo contra o Macaé

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

Em meio a invasão de estrangeiros sul-americanos no futebol brasileiro, o Botafogo segue apostando em jogadores de países vizinhos para esta temporada. Após a passagem vitoriosa de Loco Abreu, um dos maiores ídolos da história alvinegra, a diretoria segue investindo em uruguaios para conduzir o clube ao título do Campeonato Carioca em 2020.

A contar de 2001, o Botafogo conquistou o Cariocão quatro vezes: 2006, 2010, 2013 e 2018. Nesse ínterim, os uruguaios foram fundamentais em dois títulos: Loco Abreu (2010) e Nicolás Lodeiro (2013). Primeiramente, o camisa 13 foi protagonista da histórica cobrança de pênalti com direito a cavadinha contra o Flamengo em 2010. Afinal, ao humilhar o goleiro Bruno, vingou o torcedor alvinegro da série de vices para o time rubro-negro em 2007, 2008 e 2009.

Siga o Torcedores também no Twitter

Em 2013, o holandês Clarence Seedorf foi a maior contratação do futebol brasileiro. Dessa forma, virou símbolo da gestão Maurício Assumpção. O ex-jogador de Milan e Real Madrid colocou o Botafogo em outro patamar no mercado publicitário. Afinal, através da imagem dele, o clube conseguiu diversos patrocinadores para a camisa. Porém, o meia Nicolás Lodeiros foi o grande nome time comandado por Oswaldo de Oliveira. Ele fez oito gols e se tornou artilheiro alvinegro na campanha do 19º título estadual.

PUBLICIDADE

Recentemente, mais um uruguaio foi contratado pelo Botafogo: Federico Barrandeguy, compatriota de Loco Abreu, assinou contrato de duas temporadas com o clube. O lateral-direito foi regularizado na FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). Dessa forma, o jogador de 23 anos pode estrear pelo time alvinegro contra o Macaé, no domingo, pela 3ª rodada da Taça Guanabara.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Porém a combinação de uruguaios e Botafogo nas últimas temporadas não têm dado resultados expressivos. Em 2014, chegaram o volante Gonzalo Bazallo e o atacante Álvaro Navarro. O primeiro não foi notado no clube. Já o segundo, com atuações sem brilho, ficou marcado por ter feito o gol que garantiu o retorno do Botafogo para a primeira divisão.

Em 2018, a principal contratação do clube foi Rodrigo Aguirre. O uruguaio chegou a General Severiano com status de craque. De acordo com a imprensa uruguaia, lo jogador tinha tudo para ser uma das grandes revelações do futebol sul-americano. Primeiramete, se descacou com a camisa do Nacional (URU). Posteriormente, foi negociado com a Udinese (ITA) onde não emplacou uma boa sequência de jogos. Porém, Aguirre não conseguiu cair nas graças da torcida alvinegra.

E o Torcedores.com relembrou alguns uruguaios que passaram pelo Botafogo.

PUBLICIDADE

Juan Castillo: o goleiro chegou com muita moral no Botafogo em 2008. Ele atuou por duas temporadas com a camisa alvinegra. O uruguaio foi destaque do time no seu primeiro ano de clube. Posteriormente, alternou bons e maus momentos tento, inclusive, perdido a titularidade para Renan, cria das divisões de base, que também não se firmou na equipe alvinegra. Nesse ínterim, Castillo acumulou lesões musculares e acabou sendo liberado pelo clube.

Hugo de Léon: o zagueiro vigoroso, exemplo de raça e amor à camisa teve uma curta passagem pelo Botafogo. Ele disputou apenas 12 partidas pelo clube em 1991. Revelado pelo Nacional (URU), o jogador foi um dos símbolos do Grêmio na conquista da Copa Libertadores da América. Posteriormente, defendeu Corinthians e Santos antes de se transferir para o futebol carioca. De León trocou o Botafogo pelo Consadole Sapporo (JAP).

Siga o Torcedores também no Instagram

Juan Manuel Salgueiro: foi contratado para ser o camisa 10 do Botafogo em 2016. Na época, o clube encontrava dificuldades financeiras para fazer grandes investimentos. Porém, foi pouco utilizado pelo técnico Jair Ventura na campanha alvinegra no Campeonato Brasileiro que conseguiu classificar o time para a Copa Libertadores da América. Sem deixar saudades, foi dispensado pela diretoria

Matias Tellechea: ex-jogador do Botafogo entre 2012 e 2013, o atacante foi contratado com status de “novo” Loco Abreu. No Uruguai, era visto como futuro atacante da seleção uruguaia. Mas não conseguiu decolar nas seleções de base da Celeste. Inicialmente, Tellechea chegou para reforçar o time sub-20 alvinegro que tinha Sassá como principal promessa alvinegra. Porém, o uruguaio sequer atuou pelos profissionais e logo foi dispensado pelo Botafogo.

PUBLICIDADE

Confira todos os uruguaios que atuam pelo Botafogo

Goleiros: Juan Castillo, Fernando Alvez e Pereyra Natero.

Lateral: Federico Barrandeguy.

Zagueiro: Hugo de León.

Volantes: Gonzalo Bazallo e Arévalo Rios.

PUBLICIDADE

Meias: Jorge Artigas, Juan Manuel Salgueiro, Rodrigo Aguirre e Nicolás Lodeiro.

Atacantes: Cláudio Millar, Álvaro Navarro, Matias Tellechea, Pedro Varella, Loco Abreu, Gutiérrez e De Lima.

LEIA MAIS: