Home Esportes Olímpicos Ex-judoca Flávio Canto sai em defesa de Rafaela Silva: “Que a justiça seja feita “

Ex-judoca Flávio Canto sai em defesa de Rafaela Silva: “Que a justiça seja feita “

Além de suspensa, Rafaela Silva também teve a medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Lima retirada

Jeff Macedo
Colaborador do Torcedores.com.

Flávio Canto confia na inocência de Rafaela Silva, o ex-judoca é o criador do Instituto Reação, o projeto social que revelou a atleta. Na madrugada deste sábado, pouco depois da notícia da suspensão de dois anos da campeã olímpica, o Flávio saiu em defesa da carioca, que pode perder os Jogos Olímpicos de Tóquio.

PUBLICIDADE

Em uma rede social, Flávio escreve: “Que essa história seja só mais um capítulo de superação na sua trajetória. Que a justiça seja feita e te devolvam, a tempo, o sonho de buscar sua segunda medalha olímpica”, escreveu Flávio no Instagram.

Após ser notificada pela Federação Internacional de Judô (FIJ), sobre a suspensão,  Rafaela prontamente procurou o advogado Marcelo Franklin. O profissional será o responsável por entrar com recurso no Corte Arbitral do Esporte (CAS), instituição de última instância do direito desportivo mundial.

PUBLICIDADE

Rafaela Silva foi pega no exame antidoping durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto de 2019.Rafaela também teve sua medalha retirada pela PanAm Sports, que organiza essa competição, na ocasião, a atleta tinha sido medaha de ouro, conquistada na categoria leve (-57kg).

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! 

Siga o Torcedores também no Instagram

 

Mais detalhes sobre o doping de Rafaela Silva

Rafaela Siva entrou em uma punição voluntária no dia 25 de outubro, mas pelas regras, poderia continuar competindo porque a Agência Mundial Antidoping (Wada) não prevê suspensão preventiva. Entretanto, a atleta optou por parar de competir porque se caso seja condenada, sua pena inicia a partir do dia em que começou sua punição voluntária.

O fenoterol tem efeito broncodilatador e costuma ser usado no tratamento de doenças respiratórias como asma. Porém, a substância causa aumento de performance porque permite melhor troca gasosa entre sangue e pulmão. Entretanto, após  Rafaela Silva relembrar o que havia feito antes de ir para o Pan-Americano, chegou a conclusão de que a contaminação poderia ter acontecido devido ao contato com um bebê. A criança em questão seria Lara, filha de outra judoca do Instituto Reação, que faz uso de medicação contra asma. O contato teria sido feito na véspera de seu embarque para Lima.

PUBLICIDADE

A defesa da atleta poderá usar provas de que Rafaela costuma dar seu nariz para as crianças brincarem, o que ele costuma expor nas redes sociais. Também poderá ser usado o histórico limpo da atleta em relação à polêmicas com doping. Sendo assim, a atleta apresentou sua defesa no dia 15 de janeiro e aguarda os resultados do processo.

LEIA MAIS:

Tudo o que você precisa saber sobre luta olímpica para Tóquio 2020

PUBLICIDADE

https://www.torcedores.com/noticias/2019/05/atletas-olimpicos-respeito-dia-contra-homofobia