Home Opinião Flavio Pires: A volta da festa na arquibancada com bandeirões está próxima

Flavio Pires: A volta da festa na arquibancada com bandeirões está próxima

Uso de bandeirões com mastro nos estádios está previsto para retornar ainda neste Paulistão

Flavio Pires
Colaborador do Torcedores

A festa das torcidas nos estádios de São Paulo voltará a ficar mais bonita ainda durante a disputa do Campeonato Paulista. Se desde 1995 — ano em que os bandeirões com mastro foram proibidos em partidas de futebol no estado — a plasticidade das arquibancadas não é a mesma, a situação está prevista para mudar a partir do campeonato regional deste ano.

PUBLICIDADE

A informação de que os bandeirões com mastro retornarão aos estádios é trazida em primeira mão para a estreia do blog no Torcedores, que abordará semanalmente questões que envolvam torcidas organizadas, futebol e bastidores do esporte por esta pessoa que vos escreve e levanta bandeira pela festa na arquibancada desde os anos 1980.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A reinserção dos mastros e bandeiras nos estádios, ainda sem data marcada para acontecer, é um trabalho em conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar, Federação Paulista de Futebol, Ministério Público, Poder Judiciário e torcidas organizadas, bastante apoiadas por mim.

PUBLICIDADE

Vale destacar que ainda é preciso alguns últimos ajustes entre os órgãos responsáveis para que a medida com os bandeirões entre em vigor. A assinatura de autorização dos agentes de segurança e a confecção do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) são alguns exemplos dos próximos passos para a oficialização da mudança.

Histórico recente das torcidas organizadas

Para falar dos ganhos recentes das organizadas nos estádios de São Paulo, preciso primeiramente me apresentar. Desde a década de 80 sou envolvido com torcidas e batalho pela paz nas ruas e nos estádios e para que a festa fique completa, com muito mais famílias, crianças, mulheres e pessoas da terceira idade nos jogos.

Tudo começou quando fui diretor da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e me aproximei ainda mais das principais organizadas dos clubes do estado. Desde então, o amor pelo assunto aumentou e busco reverter a imagem dessas organizações e criar projetos em prol da paz, amizade, festa e união no futebol.

Em agosto de 2017, conseguimos a liberação para que as torcidas voltassem a ter faixas e bateria nos estádios. Atualmente, são permitidos até sete instrumentos. No ano anterior, participei da organização da homenagem para a Chapecoense no Pacaembu, que promoveu o encontro de torcedores dos quatro times principais de São Paulo (veja na imagem que abre a coluna).

PUBLICIDADE

A luta em conjunto com as torcidas fez também com que camisas personalizadas fossem liberadas nos estádios em 2018. Agora, ao que tudo indica, a festa nas arquibancadas ficará mais completa. Aguardemos a oficialização da decisão enquanto nos preparamos para rever verdadeiros espetáculos nos jogos de futebol no estado de São Paulo.

LEIA MAIS:

Por que Neymar está fora do jogo do PSG?

Quanto tempo ainda falta para o Palmeiras voltar ao Allianz Parque?

PUBLICIDADE