Home Futebol Libertadores Sub-20: saiba como será o torneio que terá o Flamengo como representante brasileiro

Libertadores Sub-20: saiba como será o torneio que terá o Flamengo como representante brasileiro

Rubro-negro participou apenas uma vez da Libertadores

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O caminho para o título da Copa Libertadores da América Sub-20 começa na próxima terça-feira (28) com o sorteio dos grupos e confrontos. Nesta edição, o Brasil será representado pelo Flamengo já que venceu o Campeonato Brasileiro da categoria. O sorteio organizado pela Conmebol será em Luque, no Paraguai, sede da entidade que comanda o futebol na América do Sul. O evento tem início às 12h (horário de Brasília). O sorteio terá transmissão pelo Facebook da Libertadores.

PUBLICIDADE

Já são conhecidos 11 dos 12 times que irão disputar a competição continental. Porém, resta definir o representante do Chile, que ainda não conhece o campeão do torneio devido aos protestos que ocorreram ao redor do país no último ano. Por isso, o Campeonato Chileno Sub-20 teve de ser paralisado há poucas rodadas do fim. Dessa forma, o Conselho Técnico da Federação Chilena de Futebol aprovou a realização de partida única entre Colo Colo (campeão do Torneio Apertura) e Huachipato (atual líder do Clausura). Por outro lado, a partida ainda não tem data para acontecer.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Antes de mais nada, a primeira fase do torneio será formada por três grupos com quatro times em cada chave. Não é permitido que equipes do mesmo país fiquem no mesmo grupo, por tanto, se isso acontecer, a equipe irá ocupar a chave seguinte e consequentemente uma nova equipe será sorteada. Na condição de defensor do título, o Nacional (URU) ficará automaticamente no Grupo A. Ainda segundo o critério técnico da Conmebol, o Independiente del Valle (EQU) e Danubio (URU) ficarão automaticamente nos Grupo B ou C.

PUBLICIDADE

De antemão, serão sorteadas as equipes melhores de acordo melhores posicionadas no ranking da Conmebol. Logo depis  definir os cabeças de chaves dos Grupos B e C, serão sorteadas as posições 2, 3 e 4 de cada grupo. Todas as fases terão jogo único. Além dos primeiros colocados de cada chave, o melhor segundo time de toda a primeira fase passa às semifinais. Para definir a classificação, os critérios de desempate são:

Pontos ganhos

Saldo de gols

Gols pró

PUBLICIDADE

Gols como visitante

Sorteio

Vale lembrar que nas semifinais e final haverá disputa de pênaltis ao invés do sorteio. A Copa Libertadores Sub-20 será disputada entre os dias 15 de fevereiro e 1 de março, no Paraguai.

Quem vai disputar a Libertadores Sub-20?

Campeão 2018: Nacional (URU)

PUBLICIDADE

Argentina: River Plate

Brasil: Flamengo

Chile: Colo Colo ou Huachipato

Colômbia: Millionarios

PUBLICIDADE

Equador: Independiente del Valle

Paraguai 1: Libertad

Paraguai 2: Cerro Porteño

Peru: Sporting Cristal

PUBLICIDADE

Uruguai: Danubio

Venezuela: Academia Puerto Cabello

Siga o Torcedores também no Instagram

Como chega o Flamengo?

Após a conquista do Campeonato Brasileiro e da Supercopa do Brasil Sub-20, o Flamengomira a C da América da categoria nesta temporada. Assim, os jogadores estão realizando pré-temporada no Centro de Treinamentos George Helal desde a última segunda-feira (20). A princípio, Philipe Leal, técnico do Sub-17, comanda a preparação rubro-negra. Ainda mais que o técnico Maurício Souza à disposição do elenco principal na disputa do Campeonato Carioca. O meia Daniel Cabral juntamente com o atacante Lázaro, campeões mundiais pela Seleção Sub-17, serão as estrelas do Flamengo que buscará o título inédito do torneio.

Siga o Torcedores também no Twitter

O Flamengo disputa pela segunda vez a Liberadores Sub-20. Em 2011, o time comandado por Paulo Henrique Oliveira tinha jogadores que chegaram posteriormente ao grupo principal. Afinal, o goleiro César, o lateral Rafael Galhardo, o volante Luiz Antônio, os meias Adryan e Thomás, além dos atacantes Guilherme Negueba, Nixon e Rafinha eram as grandes promessas daquele grupo. Inegavelmente, os oito jogadores tinham qualidades técnicas diferenciadas. Por isso, eram tratados como futuros craques rubro-negros. Porém, apenas César vingou e segue no clube. Por outro lado, os demais jogadores deixaram a Gávea pela porta dos fundos.

PUBLICIDADE

Naquela temporadaApesar de ter conseguido vaga para a semifinal, o Flamengo não teve vida fácil na primeira fase do torneio. Na ocasião, o time venceu o América (MEX) e empatou com o Independiente José Terán (EQU) e Millionarios (COL). Porém, na fase seguinte a equipe rubro-negra foi goleada por 5 a 1 pelo Universitário (PER) que acabou ficando com o título do torneio após derrotar o Boca Juniors por 4 a 2 nos pênaltis.

LEIA MAIS: