Home Futebol Paulistão 2020: saiba o regulamento do Estadual de São Paulo

Paulistão 2020: saiba o regulamento do Estadual de São Paulo

FPF repete fórmula com equipes de mesmo grupo se enfrentando apenas nas quartas de final e dois rebaixados para Série A2

Patrick Monteiro
Repórter do Torcedores com passagens por: jornal O Fluminense (Niterói/RJ) e diário Lance. Comentarista e narrador na extinta Rádio Fluminense AM 540, onde apresentou os programas "Futebol Internacional" e "Jornada Esportiva". Ex-colunista do site Chelsea Brasil. Cobriu, in loco, a Copa do Mundo FIFA 2014, incluindo a grande final (Alemanha x Argentina), entre outros eventos, como Rio Open de tênis, Copa Brasil de Vela e Conmebol Libertadores.

Começa, nesta quarta-feira (22), a edição de 2020 do Campeonato Paulista. Serão 16 clubes – divididos igualmente em quatro chaves – disputando oito vagas para as fases finais e evitando as duas do rebaixamento.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Na etapa de grupos, as equipes de mesma chave não se encontram. Os duelos são contra os demais participantes. Após 12 rodadas, os dois primeiros colocados de cada uma delas avançam para as quartas de final. Neste caso, os jogos ocorrem dentro dos próprios grupos, com seus respectivos classificados. Sempre com a disputa por pênaltis entrando em ação quando houver empate depois dos 90 ou 180 minutos de bola rolando.

Diferentemente das últimas temporadas, somente a grande decisão é fragmentada em duas partidas, com o time de pontuação geral superior (somando-se todas as fases) jogando o segundo embate em casa. Nos outros duelos de mata-mata haverá jogo único com mando de campo da equipe de melhor campanha. Porém, a renda líquida dos confrontos vai ser dividida igualmente entre os adversários. Caem para a Série A2 os dois clubes de menor pontuação na classificação geral, independentemente das chaves.

PUBLICIDADE

Durante a fase inicial, havendo igualdade no número de pontos, vale a ordem dos seguintes critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) maior saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) menos cartões vermelhos; 5) menos cartões amarelos; 6) sorteio. O regulamento completo está presente no site da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Leia também:

Títulos, ídolos e ‘pré-jogo’: 10 momentos em que o futebol “invadiu” o Aeroporto de Guarulhos

No avião, Felipe Melo ergue taça e jogadores do Palmeiras fazem a festa após título da Florida Cup

PUBLICIDADE

Na reapresentação do São Paulo, Diniz fecha treino tático e conversa com Pato