Home Futebol Pernambucano 2020: como funciona o regulamento da competição

Pernambucano 2020: como funciona o regulamento da competição

Certame estadual começa neste sábado (18), com duas partidas; veja a agenda completa abaixo

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
PUBLICIDADE

Uma das competições estaduais mais antigas e tradicionais do calendário do futebol brasileiro, o Campeonato Pernambucano terá seu pontapé inicial neste fim de ano. Com um regulamento inédito, a disputa traz a força do trio da capital formado por Sport, Santa Cruz e Náutico, e também boas equipes que costumam complicar a vida dos grandes, como Salgueiro e Central.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Nesta temporada, Decisão e Retrô são os ascendentes vindos da Série A2 do estadual, e têm como objetivo mínimo se manter na elite. A 1ª rodada do certame contará com o “Clássico dos Clássicos” entre Náutico e Sport, nos Aflitos.

NOVO REGULAMENTO DO PERNAMBUCANO

PUBLICIDADE

Na primeira fase os 10 times se enfrentam em turno único. Diferentemente das duas últimas temporadas, somente os seis primeiros colocados garantem vaga no mata-mata. Os dois melhores times da primeira fase já garantem passaporte direto para a semifinal. Os outros dois classificados saem do cruzamento entre o 3º x 6º e 4º x 5º. Todos os jogos ocorrem em formato único, com vantagem de mando para o time que conquistou melhor campanha na primeira fase. A final é a única exceção, e terá dois duelos.

Outra novidade na competição fica por conta da definição de rebaixamento. Anteriormente, as duas equipes com piores campanhas após a disputa do turno caiam para a Série A2 do Campeonato Pernambucano. A partir de 2020, os quatro últimos na tabela farão um quadrangular do rebaixamento, com jogos de ida e pontos corridos, onde os dois piores times serão despromovidos da competição.

CONFIRA OS JOGOS DA 1ª RODADA DO CERTAME:

Pernambucano

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS: