O primeiro reforço de Ronaldo nesta janela de transferências saiu do Flamengo. No início desta semana, o jovem Lucas Freitas, promessa das divisões de base rubro-negra, assinou contrato com o Valladolid (ESP). A duração do vínculo vai até junho de 2021. A operação não custará nada aos europeus. O defensor ficou livre no mercado após não chegar a um denominador comum com o clube carioca. A informação foi divulgada pelo jornal “O Dia” e posteriormente confirmada pelo Torcedores.com.
Pelo acordo, o Flamengo, onde o zagueiro de 18 anos foi revelado, terá direito a uma porcentagem em uma venda futura. Com isso, o clube teve de abrir mão da cláusula de renovação automática. Para o clube, mesmo não recebendo uma compensação financeira, foi um bom acordo por se tratar de uma grande vitrine. Ainda mais porque o zagueiro terá a oportunidade de atuar em uma das ligas mais importantes do mundo.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
O Benfica vinha monitorando a situação do zagueiro, mas o clube português, apesar de ter apresentado uma oferta, não chegou a um acordo financeiro com Lucas Freitas. Além disso, o Lille (FRA) e Fiorentina (ITA) chegaram a fazer uma consulta pelo atleta, no entanto, os europeus não chegaram a formalizar uma proposta.
A negociação durou três meses e envolveu três partes: Ronaldo Nazário, os representes de Lucas Freitas, e o Flamengo. Na última semana, os principais termos do contrato do atleta com o Valladolid, com tempo de duração, valores e termos aditivos foram acertados. Os últimos detalhes serão resolvidos quando o zagueiro se apresentar ao novo clube.
Siga o Torcedores também no Instagram
Com tudo resolvido, a tendência é que Lucas Freitas viaje nos próximos dias para a Espanha, quando será apresentado de forma oficial. Assim, o jogador estará apto a defender o Valladolid no Campeonato Espanhol. Dessa forma, existe grande expectativa da imprensa local em torno do primeiro jogo oficial do zagueiro. Afinal, ele é a grande aposta de Ronaldo, ainda mais, por ser uma das esperanças para à zaga do Brasil. Vale lembrar que o atleta acumula sucessivos jogos pelas seleções Sub-15, Sub-17 e Sub-20 do Brasil.
Ex-zagueiro do Flamengo tem passagem pela seleção brasileira
Em 2019, Lucas Freitas disputou 26 partidas e fez um gol pelo time Sub-20 do Flamengo. Nesse ínterim, o zagueiro conquistou o Campeonato Brasileiro (2019) e o Carioca (2019) da categoria, além da Copa do Brasil (2018). O defensor é integrante da geração 2001/2002 que tem o goleiro Hugo Souza, o zagueiro Gabriel Noga, o meia Reinier, negociado recentemente com o Real Madrid, além do atacante Vitor Gabriel como principais nomes.
Lucas Freitas, inclusive, foi “convocado” pelo técnico Tite para dos treinamentos de preparação para os amistosos contra a Colômbia e Peru, nos Estados Unidos, em setembro de 2019. Ao mesmo tempo, o jogador foi chamado para ser observado pela comissão técnica da seleção brasileira ainda mais por ter idade olímpica.
Já Ronaldo Fenômeno adquiriu o Valladolid em setembro de 2018. Na ocasião, o pentacampeão, comprou 51% das ações do clube, que atualmente está na 14ª colocação do Campeonato Espanhol com 21 pontos.

