Home Futebol Vira-casaca! De Pelé a Pedro, relembre jogadores que atuaram no Flamengo e Fluminense

Vira-casaca! De Pelé a Pedro, relembre jogadores que atuaram no Flamengo e Fluminense

Ex-camisa 9 tricolor ainda não tem previsão para estrear pelo Flamengo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Flamengo apresentou nesta sexta-feira (24) o atacante Pedro, que estava na Fiorentina (ITA). Artilheiro do Fluminense nas últimas duas temporadas, ele chega para ocupar a vaga de Gabriel Barbosa, que ainda não acertou permanência no clube rubro-negro. Por outro lado, quem não ficou muito contente com isso foram os torcedores tricolores, que viram o ex-prata da casa vestir as cores do maior rival. Apesar disso, Pedro não foi o primeiro e não será o último.

PUBLICIDADE

Ao longo da história, vários jogadores defenderam Flamengo e Fluminense. Não necessariamente saindo das Laranjeiras para a Gávea. Mas em algum momento da carreira vestiram vermelho e preto após deixarem o clube da Rua Álvaro Chaves. Só para exemplificar, Pedro entra para a galeria de grandes nomes do futebol como Carlos Alberto Torres, Branco, Ricardo Rocha, Edinho, Gerson, Petkovic, Romário, Edmundo e Renato Portaluppi. Nada mal, não é?

Você sabia?

Uma curiosidade na história de Flamengo e Fluminense é que o Rei do Futebol, Pelé, vestiu as duas camisas. Consagrado no Santos, o maior atleta do século disputou alguns amistosos pelas duas equipes. Além do lendário jogador da seleção brasileira, outros grandes nomes futebol brasileiro também defenderam a dupla Fla x Flu: Carlos Alberto Torres, Moisés, Gérson, Cláudio Adão e Paulo Cézar Cajú.

PUBLICIDADE

E o Torcedores.com preparou uma lista com diversos jogadores que viraram a casaca.

Nielsen Elias: o goleiro surgiu com destaque no Fluminense. Antes de mais nada, foi considerado um dos jogadores mais promissores da posição no começo dos anos 70. Por isso, Nielsen foi convocado para disputar os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique. Porém, a seleção brasileira terminou o torneio na 13ª colocação. Três anos depois, ele foi negociado com o Flamengo onde foi campeão Carioca em 1979.

Carlos Alberto Torres: o Capitão do Tri atuou por quatro temporadas no Fluminense. Em 1977, ele foi negociado com o Flamengo. Um dos símbolos da Máquina Tricolor, Carlos Alberto Torres atuou apenas uma temporada com a camisa rubro-negra. Porém, não conseguiu repetir o mesmo sucesso de quando defendeu o clube das Laranjeiras. Posteriormente, o capita se transferiu para o New York Cosmos (EUA). Após pendurar as chuteiras, Torres foi treinador do Flamengo e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1983.

Ricardo Rocha: preciso nos desarmes também possuía qualidades na saída de bola. Fez parte do grupo que conquistou a Copa do Mundo de 1994. O zagueiro atuou pelos dois clubes após o tetra. Ricardo Rocha foi contratado para ser a grande estrela do Fluminense em 1996. Mas deixou as Laranjeiras porque o clube atravessava um momento financeiro delicado. Logo depois, defendeu o Flamengo onde pendurou as chuteiras em 1996.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Twitter

Edinho: foi campeão Brasileiro pelo Fluminense em 1984. Três anos depois, após breve passagem pela Udinese (ITA), Edinho conquistou o Brasileirão pelo Flamengo em 1987. Nesse ínterim, ele se tornou ídolo das duas torcidas. O ex-comentarista da TV Globo e Sportv, disputou pela seleção brasileira as Copas de 78, 82 e 86. Além disso, comandou os dois clubes após pendurar as chuteiras. Edinho foi técnico do Flu em 1991 e do Fla em 1995.

Branco: colecionador de títulos pelo Fluminense na década de 80, Branco despontou para o futebol quando foi uma das estrelas do time na conquista do Campeonato Brasileiro de 1984. Após a conquista do tetra mundial com a seleção brasileira, Branco decidiu juntamente com Romário defender o Flamengo. Porém, o lateral-esquerdo não conseguiu repetir com a camisa rubro-negra o mesmo sucesso de anos anteriores. Foi um dos símbolos do fracasso rubro-negro no Campeonato Carioca de 1995.

Gerson: surgiu no Fluminense, viu o Barcelona adquirir a prioridade em sua compra, mas acabou negociado com à Roma. Afinal, o jogador era uma das promessas da base da seleção brasileira. Nesse ínterim, o volante não foi convocado pelo técnico Rogério Micale para integrar o grupo que venceu para o Brasil a medalha de ouro nos Jogos Rio-2016. Porém, sem encantar no futebol italiano, onde também defendeu a Fiorentina, Gerson retornou ao Brasil para defender o Flamengo em 2019. Gerson, inclusive, foi um dos destaques do time que faturou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Gerson “o Canhotinha de Ouro”: dono dos melhores passes e lançamentos do futebol mundial, ele começou nas divisões de base do Flamengo, onde jogou entre 1960 e 1962. Atuou pelo Fluminense por duas temporadas. Pelo seu clube de coração, venceu o Carioca de 1973 e encerrou a carreira em 1974. Para o seu lugar, a diretoria tricolor contratou Roberto Rivelino, então do Corinthians. Após pendurar as chuteiras, Gerson receneu diversos convites para ser técnico do Fluminense. Porém, o ex-jogador declinou a todas investidas de dirigentes tricolores. Atualmente, o Canhotinha é comentarista da Rádio Tupi (RJ). Anteriormente, passou pelas rádios Globo, Transamérica e Tupi, além da TV Bandeirantes.

PUBLICIDADE

Petkovic: o gringo está ente os jogadores que conseguiram deixar saudades nos torcedores de Flamengo e Fluminense. Na Gávea, Petkovic é lembrado pelo gol de falta na decisão do Carioca de 2001. Sem contar o título Brasileiro de 2009. O sérvio também teve passagem destacada pelo Tricolor da Laranjeiras. Porém, não conquistou títulos entre 2005 e 2006. Em 2019, o ex-jogador foi contratado pelo Grupo Globo para ser comentarista do canal por assinatura Sportv.

Thiago Neves: jogador identificado com a torcida do Fluminense, chegou ao Flamengo em 2011 e foi um dos destaques da equipe ao lado de Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho. Porém, no ano seguinte voltou a vestir a camisa tricolor e foi um dos destaques na conquista do Campeonato Brasileiro. Thiago Neves atuou 148 vezes somando as duas passagens pelas Laranjeiras. Atualmente, o jogador está sem clube desde que rescindiu contrato com o Cruzeiro. Porém, TN10 não deve ficar desempregado por muito tempo. Afinal, estuda propostas de Fluminense e Grêmio.

Siga o Torcedores também no Instagram

Renato Portaluppi: ao lado de Zico, foi um dos grandes nomes do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 1987. Renato é considerado um dos maiores ídolos do Fluminense. Anos depois do emblemático gol de barriga na final do Carioca de 1995, o atacante voltou a vestir a camisa rubro-negra e se tornou destaque da equipe entre 1997 e 1998. Renato, inclusive, foi técnico do Fluminense em quatro oportunidades. Porém, a passagem mais bem sucedida do atual comandante do Grêmio foi em 2007. Na ocasição, o treinador conduziu o Fluminense ao título da Copa do Brasil de 2007. Posteriormente, Renato esteve bem próximo de treinar o Flamengo em 2019. No entanto, ele preferiu seguir no Tricolor Gaúcho onde permanece até o momento.

Romário: o “Baixinho” voltou para o Brasil para defender o Flamengo em 1995. Porém, Romário conquistou o primeiro título com a camisa rubro-negra na temporada seguinte. O Campeonato Carioca foi a única taça que ele levantou no período que atuou pelo clube da Gávea. Em 2002, virou a casaca indo para o Fluminense atraído pela estabilidade financeira do clube que tinha a Unimed, empresa médica que patrocinou o clube por décadas, como principal entusiasta da sua contratação. Nesse ínterim, o atacante não conquistou títulos com a camisa tricolor. Porém, deu muitas alegrias aos torcedores com seus inúmeros gols.

PUBLICIDADE

Confira a lista com os principais nomes que atuaram por Flamengo e Fluminense

Goleiros: Ellington, Fábio Noronha e Nielsen Elias.

Laterais-direito: Bruno Carvalho, Carlos Alberto Torres, Charles Guerreiro, Cocada, Jorginho, Leonardo Moura, Nei Dias e Wellington Silva.

Zagueiros: Andrei, Edinho, Fabiano Eller, Gélson Baresi, Moisés, Paulo Paiva, Renato Silva, Ricardo Rocha, Válber e Wilson Gottardo.

Laterais-esquerdo: Branco, Egídio, Juan, Júlio César, Júnior César, Leandro Eugênio e Lira.

PUBLICIDADE

Volantes: Aílton Ferraz, Beto “Cachaça”, Carlos Alberto Dias, Fabinho, Fabinho “Soldado”, Gerson, Leandro Ávila, Márcio Costa, Toró, Uidemar, Vampeta, Vitor e Zé Mário.

Meias: Afoncinho, Conca, Djair, Felipe, Fernando Diniz, Gerson “o Canhotinha de Ouro”, Gerson, Mário Sérgio, Petkovic, Renato Carioca, Roger Flores, Thiago Neves, Yan e William.

Atacantes: Alcindo, Cláudio Adão, Caio Ribeiro, Doval, Edmundo, Emerson Sheik, Gaúcho, Henrique Dourado, Luiz Antônio, Luiz Fumanchu, Nélio, Nilson, Nunes, Paulo Cézar Cajú, Renato Gaúcho, Romário, Tuta e Valdeir.

LEIA MAIS: