Home Torcedoras Zenit confirma criação de time feminino e projeta “topo da liga em uma ou duas temporadas”

Zenit confirma criação de time feminino e projeta “topo da liga em uma ou duas temporadas”

Clube russo irá competir oficialmente no Campeonato Russo de Futebol Feminino a partir desta temporada

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta terça-feira (21), o Zenit-RUS anunciou a criação de um time profissional feminino. O time será comandando pela treinadora Olga Porayadina e irá disputar o Campeonato Russo da categoria.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Alexander Medvedev, diretor geral do clube falou sobre as expectativas do clube:

“Queremos que o time feminino esteja no topo da liga em uma ou duas temporadas”, afirmou.

PUBLICIDADE

Metas e planejamento para o time feminino

Medvedev também falou sobre a escolha da treinadora, local dos treinos e metas do clube. Veja os principais pontos abaixo:

Popularidade do futebol feminino

“O futebol feminino está se tornando cada vez mais importante para a UEFA e a FIFA, com ambas as organizações dedicando fundos substanciais para o desenvolvimento do jogo feminino em todo o mundo.

A popularidade do futebol feminino está crescendo; se olharmos para a América do Norte, o futebol feminino é mais popular lá do que o masculino! Mas o mais importante é que, nas escolas e faculdades, é um esporte enorme, onde as meninas participam em grande número e realmente gostam do jogo. Na Europa, também existe um nível muito respeitável de futebol feminino na Escandinávia e na Alemanha.

Infelizmente na Rússia, o esporte não se desenvolveu a essa velocidade, mas os dirigentes da RFU estão apoiando o desenvolvimento do futebol feminino e respondendo ao que os fãs querem na Rússia, Europa e no mundo inteiro. Criamos um time de futebol feminino, ou o Zenit Women’s Football Club, e buscaremos o título do campeonato russo!”

PUBLICIDADE

Escolha da treinadora

“Escolhemos uma treinadora muito promissora e também ex-jogadora conhecida por ter jogado entre as melhores. Ela tem uma boa experiência gerencial e, o mais importante deseja formar uma boa equipe e envolver as jovens jogadoras de São Petersburgo. Rapidamente veremos meninas de São Petersburgo e da região de Leningrado se tornarem parte do clube. A equipe crescerá como parte do Zenit Football Club e espero que as meninas joguem futebol emocionante e bonito.”

Treinos junto com equipe masculina do Zenit

“Observamos todas as nossas instalações de treinamento e decidimos que a equipe feminina treinará no Centro de Treinamento Gazprom em Udelny Park, ao lado da equipe masculina. Lá, temos muitos campos possíveis para o treinamento adequado e a equipe feminina trabalhará na Academia Gazprom.

O fato de as duas equipes treinarem lado a lado permitirá que compartilhem seus conhecimentos e experiências em futebol. Conversei com Sergei Semak (treinador) sobre esse assunto e ele também ajudará na equipe feminina o máximo que puder.”

Metas para o time feminino

“Somos realistas e sabemos que uma equipe não é formada em uma temporada, mas queremos que as mulheres do Zenit estejam no topo da liga em uma ou duas temporadas!”

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Pia Sundhage espera seguir na seleção após Tóquio-202, mas avisa: “queremos o ouro”