Home DESTAQUE Allan Abi Madi: Jesus mantém patamar do Flamengo, mas precisa ampliar leque

Allan Abi Madi: Jesus mantém patamar do Flamengo, mas precisa ampliar leque

Após três partidas oficiais do time principal, ainda em pré-temporada, o Flamengo segue demonstrando futebol acima dos rivais

Allan Abi Madi
Colunista do Torcedores.com.

É notória a diferença técnica e tática do time comandado por Jorge Jesus, com a nítida impressão que não precisou se esforçar para obter três vitórias no Estadual, mesmo longe do preparo físico ideal.

PUBLICIDADE

No Fla x Flu da última quarta-feira, vencido pelo rubro-negro por 3 a 2, ficou mais uma vez evidente que, enquanto teve fôlego, o atual campeão Brasileiro e da Libertadores sobrou.

Com gols de Bruno Henrique e Gabigol, o Flamengo abriu 2 a 0 com apenas 8 minutos de jogo. Ampliou em um golaço de Filipe Luís no início do segundo tempo, com assistência primorosa de letra de Gabriel Barbosa.

PUBLICIDADE

O rubro-negro ainda desperdiçou oportunidades claras para ampliar o marcador. Um pouco por displicência, um pouco por falta de ritmo de início de temporada.

O volume de jogo e a intensidade do time nos primeiros 60 minutos chamaram muita atenção. O que prova a tese de Jorge Jesus: por mais impressionante que seja, o Fla 2020 pode ser melhor que o de 2019.

Difícil ver esse Flamengo sem se surpreender a cada jogo! O placar, que chegou a ser 3 a 0, acabou em um apertado 3 a 2 por dois motivos.

O desgaste físico fez diferença no meio do segundo-tempo. O Fluminense, que fez sua pré-temporada antes do Estadual, tem oito partidas oficiais. Já o rubro-negro, que se reapresentou bem depois, completou seu terceiro jogo.

PUBLICIDADE

O outro motivo, por incrível que pareça, eu boto nas escolhas de Jorge Jesus por ser início de temporada.

O LEQUE DE JESUS NO FLAMENGO:

Nas três partidas oficiais do time principal, o Mister mudou praticamente as mesmas peças, com substituições parecidas, tanto que Thiago Maia e Pedro Rocha ainda não estrearam.

Acho que Jesus poderia ter testado outras opções, poupando também alguns atletas. Léo Pereira sentiu no segundo-tempo, assim como Bruno Henrique, que disse após o jogo que não preocupa.

O próprio treinador falou que trataria os jogos do Estadual como pré-temporada. E no próximo domingo, tem uma final que vale título nacional, além de uma gorda premiação.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que Jesus citou o desgaste de 80 jogos na temporada passada após a decisão do Mundial de clubes contra o Liverpool.

Ficou nítido que o Flamengo cansou no segundo tempo do Fla x Flu. Acredito que o Mister poderia ter matado dois problemas de uma vez: dando oportunidade para alguns jogadores, testando variações.

Minha questão não é poupar ou não poupar durante a temporada, mas sim na pré-temporada. Para isso que o Estadual deve servir, além da possibilidade de fazer testes e promover estreias.

“O fato dos jogos serem oficiais não me permitem fazer cinco, seis substituições, como seria em uma pré-temporada normal. Se são os primeiros jogos do ano, é pré-temporada. Nosso adversário queria vencer o título, mas estamos em outro patamar como diz o outro” – afirmou o Mister após o Fla x Flu.

PUBLICIDADE

As substituições foram praticamente as mesmas nas primeiras rodadas. Saídas e entradas entre Gérson, Arrascaeta, Éverton Ribeiro, que não saiu no clássico, Diego, Michael e Pedro.

Pelo desgaste no segundo tempo do Fla x Flu, acredito que não foi boa a entrada do Diego, que já não tem a mesma disposição física e velocidade de tempos atrás, nem a saída de Gérson, que fazia bom clássico e mostrava folego.

Arão, que já tinha cartão, poderia ter deixado o campo para estreia de Thiago Maia. Com 3 a 0 no placar, até os velocistas Pedro Rocha, que ainda não atuou em 2020, Michael, ou Vitinho, poderiam ter entrado.

“O que condiciona muito estes jogos oficiais é não poder dar oportunidades a mais jogadores. Tem o Thiago (Maia), o Vitinho e todos os jogadores importantes. Fizemos três jogos e fizemos as mesmas substituições. Temos um time do jogadores com trabalho de sete meses e não é fácil um jogador chegar ao Flamengo e jogar. O nível é alto e eles não têm conhecimento técnico e tático que esse time tem” – justificou o técnico após o Fla x Flu.

PUBLICIDADE

Após ter um 2019 primoroso, Jorge Jesus sabe melhor do que ninguém como gerir esta questão no Flamengo. Isso é fato comprovado!

Mas, tendo uma sequência de 4 jogos decisivos pela frente, com viagens e altitude, acredito que o Mister poderia ter ampliado seu leque de observação.

Como o próprio Jesus fala: “joga hoje, descansa nos próximos dias para jogar a próxima partida”.

Fato é que Fevereiro pode botar no nome do treinador português ainda mais na história do clube. O Flamengo disputa o título da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-americana nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Sem contar a final da Taça Guanabara, que daria uma tranquilidade maior para o Mister ampliar seu leque de observações durante o Estadual.

Gol no Fla x Flu

LEIA MAIS:
Allan Abi Madi: Avanço do Flamengo por Jesus e homenagem aos garotos do Ninho
Allan Abi Madi: Jesus deve apresentar um Flamengo diferente em 2020
Allan Abi Madi: Mercado mostra um Flamengo ‘europeu’ em outro patamar

Allan Abi Madi nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista, colunista no Torcedores.com, comentarista da Rádio Opinião, e gestor da Freedom Group, empresa de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Na internet, tem seu canal Papo de bola. Depois de atuar como advogado por muitos anos descobriu que era no jornalismo esportivo que morava sua verdadeira paixão. Participou da cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas, e outros eventos do esporte brasileiro. Focado sempre em dar informação e emitir opinião para quem faz do esporte a melhor coisa do mundo, o torcedor.

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o colunista no Twitter: Allan Abi Madi – @Allanmadi

Siga também no Facebook: Allan Abi Madi