Banimento do Manchester City da Champions pode acirrar briga por posição na Premier League

Manchester City deverá ficar de fora do torneio por dois anos e a consequência disso pode ser uma vaga a mais na principal competição inglesa

Robson Farias
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/Manchester City

Os torcedores do Manchester City souberam na tarde desta sexta-feira que o clube não jogará as duas próximas edições da Champions League. O clube inglês foi banido permanentemente da competição e de outros torneios europeus pela UEFA que alegou que o time inglês acabou cometendo irregularidades em relação ao Fair Play Financeiro.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Fora o banimento, o City ainda precisará desembolsar cerca de 30 milhões de euros para pagar a multa imposta pela entidade máxima do futebol europeu. Vale destacar, porém, que ainda cabe recurso ao time do Manchester City que deve recorrer ao CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) para tentar reverter a decisão da UEFA.

Acompanhe as notícias do seu time pelo Facebook

DAZN agora custa menos de R$1,00 por dia e o primeiro mês é grátis! Assine já!

Quais as irregularidades cometidas pelo Manchester City segundo a UEFA

O motivo pela qual o Manchester City está sendo punido pela UEFA é que segundo a entidade o clube inglês não respeitou as regras do conhecido Fair Play Financeiro. A entidade acusa o City de ter inflacionado as suas receitas de forma ilegal.

A impacto do banimento do City na Premier League

O Manchester City ainda seguirá disputando esta edição da Champions League já que o clube está nas oitavas de final da competição. No entanto, caso fique de fora das próximas edições, o time de Pep Guardiola pode trazer consequências para a Premier League, a principal competição inglesa.

Nesta temporada, por exemplo, o City está na segunda colocação da competição e como não conseguirá vaga para a próxima fase da Champions é provável que a quinta colocação do torneio possa valer vaga para a próxima edição do maior campeonato europeu.

Atualmente, o quinto colocado é o Sheffield United com 39 pontos, mas logo abaixo está o Tottenham com 37, o Everton com 36, e o Manchester United junto com o Wolves que possuem 35 pontos cada.

Essa liberação de mais uma vaga para a Champions League através da Premier League pode acontecer ainda na próxima temporada já que o Manchester City tem um bom retrospecto na competição inglesa e nos últimos anos sempre tem estado entre os primeiros colocados.

LEIA MAIS: