Home Futebol Não foi só em Caxias: relembre 5 casos em que árbitros foram agredidos em campo

Não foi só em Caxias: relembre 5 casos em que árbitros foram agredidos em campo

Cenas lamentáveis que terminaram em agressão ao árbitro Lucas Canetto Bellote em Caxias x Botafogo motivaram lista

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

O árbitro paulista Lucas Canetto Bellote, responsável pela partida entre Caxias x Botafogo, pela 1ª fase da Copa do Brasil, foi agredido por membros da comissão técnica e jogadores do time gaúcho após o fim do confronto que terminou com a classificação da equipe carioca.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O empate por 1 a 1 não foi aceito pelo Caxias, especialmente pela não marcação de um pênalti ainda no primeiro tempo, lance que foi mostrado no banco de reservas pelo ex-jogador Washington, que estava no confronto como superintendente da CBF e alertou a comissão do clube gaúcho.

As cenas lamentáveis após o confronto motivou a lista do Torcedores com cinco lembranças recentes de árbitros que foram agredidos após partidas de futebol:

PUBLICIDADE

Confusão no Pará
O primeiro caso é do árbitro assistente Rafael Bastos Cardoso, que foi agredido pelo elenco do time sub-20 do Paysandu após partida contra o Carajás pelo Campeonato Paraense da categoria.

O profissional de enfermagem disse que não conseguiu trabalhar por três dias e que viu “a morte de perto”.

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

Finalmente decidi me pronunciar sobre o ocorrido lamentável do último domingo (24/11) na categoria Sub-20, algo que jamais imaginaria vivenciar nesses quase 9 anos de carreira dentro da arbitragem. Quem me conhece sabe o quão a sério eu levo a minha profissão, o quanto me dedico para ser um bom árbitro e como lutei para chegar e me manter onde eu estou hoje. São 9 anos de uma carreira ilibada, sem nenhum tipo de conduta que desabone o meu nome e o meu caráter. Sou profissional e imparcial, respeito aqueles que respeitam o meu trabalho, mas, o que está acontecendo nos dias de hoje? Até quando pessoas desqualificadas e descontroladas estarão atuando nas categorias de base? Até quando irei sair da minha casa sem saber se voltarei bem ou vivo? O que aconteceu no domingo foi de uma COVARDIA sem igual, nunca vista em lugar algum! Quem estava lá, infelizmente presenciou cenas de selvageria de mais de 15 pessoas contra apenas uma, que tentou de todas as formas se defender e não conseguiu, que foi jogada no chão e agredida sem piedade com socos, pisões e chutes (inclusive no rosto) por "animais" que ali estavam. Até quando, meu Deus? Será que jamais conseguirei fazer o meu trabalho com segurança? Tenho fé em Deus que os culpados pagarão por isso, que todos serão punidos como merecem, não só pela justiça dos homens, mas também pela justiça divina. Não é justo eu ficar 3 dias sem poder trabalhar, tendo que passar por acompanhamento psicológico, ficar gastando o meu dinheiro com medicamentos, sentindo dores pelo corpo e esses COVARDES ficarem impunes. Vamos dar um BASTA nisso! Sim, eu vi a morte de perto e irei até o fim para que a justiça seja feita. https://www.oliberal.com/esportes/futebol/pai-de-arbitro-agredido-processa-o-paysandu-por-tentativa-de-homicidio-meu-filho-lutou-pela-vida-1.216667

A post shared by Rafael Bastos C. (@rafaelbastos32) on

Futebol amador em SC
Um dos principais campeonatos amadores de futebol de Santa Catarina foi paralisado após torcedores invadirem o gramado e agredirem o trio de arbitragem em Nova Veneza. O árbitro sofreu fraturas nas costelas. A agressão se deu após a marcação de um pênalti.

PUBLICIDADE

Briga generalizada
No futebol da Etiópia, país africano, uma agressão ao árbitro foi amplamente repreendida. Eyassu Fente, que comandava o confronto entre Mekelakeya x Wolwalo Adigrat University, pela primeira divisão do país, foi agredido por um membro da comissão técnica do Wolwalo após validar um gol da equipe da casa. A briga se generalizou e até os atletas do Mekelakeya foram proteger o árbitro.

Sem aceitar a expulsão
Um jogador do El Arenal, das divisões inferiores da Argentina, agrediu o árbitro Luis Spezia após ser expulso da partida contra o Atlético São Pedro, em Jujuy.

A agressão do jogador motivou uma confusão generalizada e fez com que a partida fosse suspensa.

Mais briga na Argentina
Em mais uma liga inferior da Argentina, o árbitro Gabriel Cortínez acabou agredido e teve que ser levado de ambulância a um hospital de Posadeña. A partida era entre Mitre e Sporting de San Pipó. Um jogador do Sporting foi expulso, seu companheiro não gostou e atacou o árbitro com socos. Gabriel caiu com a boca ensaguentada.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Maior que Gabigol? Com valores corrigidos, transferência de Tevez para o Corinthians seria a maior do futebol brasileiro com sobras