Home Futebol Federação Italiana de Futebol sugere mudança no VAR e vai pedir inclusão do “desafio” para Fifa

Federação Italiana de Futebol sugere mudança no VAR e vai pedir inclusão do “desafio” para Fifa

Itália foi um dos países pioneiros na implantação do recurso do árbitro de vídeo

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Assunto de muita polêmica e discussão não só no Brasil como também em todo o futebol mundial, o VAR segue se aperfeiçoando e sendo adaptado conforme as necessidades exigidas. Nesta quinta-feira (14), a Federação Italiana de Futebol (FIGC) apresentou à Fifa uma espécie de “manifesto” do seus clubes afiliados solicitando que a revisão de lances duvidosos possa ser solicitada pelas equipes durante as partidas. Prática esta que já é adotada no tênis e também no basquete.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

“A FIGC recolheu, nas últimas semanas, pedidos de vários clubes da Serie A e manifestou informalmente à FIFA a disponibilidade para experimentar o uso do challenge [revisão VAR a pedido de uma equipa], nos termos que o IFAB [International Board] considerar convenientes”, informou a FIGC, em comunicado divulgado no site oficial.

A federação da Velha Bota ainda lembra que “Itália foi um dos países pioneiros na adoção do sistema de VAR e considera que, com a implementação do challenge, o futebol “pode aproximar-se ainda mais dos adeptos, sem prejudicar a autoridade do árbitro, mas oferecendo-lhe ferramentas que o ajudem, de forma concreta”.

PUBLICIDADE

O “desafio” é algo já visto há muitos anos no tênis e basquete, onde a equipe de arbitragem recebe a solicitação para a verificação de um determinado lance duvidoso, contudo, há uma limitação de pedidos.

No futebol, somente o árbitro principal e o grupo responsável por operar o VAR pode decidir em verificar ou não a jogada, independente dos pedidos das equipes.

LEIA MAIS: