Home Outros Esportes “How about those chiefs?” Kansas City pode ser a nova dinastia da NFL?

“How about those chiefs?” Kansas City pode ser a nova dinastia da NFL?

Kansas City Chiefs vence o San Francisco 49ers por 31 a 20 e conquista o Super Bowl após 50 anos de espera

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

How about those Chiefs? Em tradução livre, não literal, algo como: “Que tal os Chiefs?” O grito da torcida e Andy Reid traz uma outra questão pertinente. Pois então, após o Kansas City Chiefs virar e vencer o San Francisco 49ers por 31 a 20, neste domingo (2), em Miami, o mundo da NFL começou a se perguntar: será que uma nova dinastia pode se levantar? Que tal esses Chiefs.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Patrick Mahomes foi perguntado sobre essa questão após vencer e ser MVP do Super Bowl, mas preferiu se esquivar:

“A dinastia que os Patriots tiveram, nesses últimos 15 ou 20 anos, foi sensacional. Mas não quero pensar nisso. É um ano de cada vez. Ficamos perto de ir ao Super Bowl ano passado, não desistimos e conseguimos achar um jeito de chegar de novo. Para o próximo ano, vamos precisar da mesma tenacidade e dedicação diária para continuar entre os melhores times. O segredo é pensarmos ano a ano, dia a dia, para chegar ao fim da jornada sem lamentações. Acho que se mantivermos nossa base de jogadores, nossos técnicos e essa mentalidade, podemos buscar o título todos os anos. Mas não será fácil. É um desafio incrível, mas cabe a nós tentar melhorar.”

Dinastias

PUBLICIDADE

A NFL é construída por dinastias ao longo de sua história. De décadas em décadas, alguns times surgem e dominam  por anos e constroem legados históricos. Desde os primeiros anos, nos 100 anos de história, sempre há alguma franquia que assombra a liga.

Mas, afinal, o que é uma dinastia? Esse conceito é usado para times que ganham muito e são dominantes em um certo período de tempo. O caso mais recente é que pode ser usado como examplo é o do New England Patriots, que venceu três títulos em quatro anos entre 2001 e 2004 e voltou a conquistar o Super Bowl em mais três ocasiões entre as temporadas de 2014 e 2018.

New England Patriots Tom Brady

Confira alguns times dominantes ao longo das décadas na era Super Bowl:

PUBLICIDADE

Anos 70: Pittsburgh Steelers – quatro títulos entre 75 e 80
Anos 80: San Francisco 49ers – quatro títulos entre 82 e 90
Anos 90: Dallas Cowboys – três títulos em quatro temporadas entre 93 e 96
Anos 2000: New England Patriots – seis títulos no século 

A última dinastia da NFL

Tom Brady foi escolhido na pick 199 do Draft de 2000 e virou titular em 2001. A partir daí, a história foi escrita ao lado de Bill Belichick. O New England Patriots venceu os Super Bowls dos anos de de 2002, 2004 e 2005.

Após algumas temporadas batendo na trave, voltou ao topo da NFL nos anos de 2015, 2017 e 2019, chegando a quatro finais em cinco temporadas. É possível dizer que os Patriots tiveram duas dinastias em duas décadas diferentes.

PUBLICIDADE

Depois da derrota por 20 a 13 contra o Tennessee Titans no wild card desta temporada, não dá para dizer ao certo se os Patriots continuarão dominantes nos próximos anos. Brady está com 42 anos, jogou mal em 2019/20 e seu futuro é incerto.

Kansas City Chiefs pode ser a nova dinastia da NFL?

A resposta é simples: sim, as chances são grandes. Há dois motivos determinantes para isso: Patrick Mahomes, um quarterback jovem e genial, e Andy Reid, uma mente ofensiva que é considerado um dos melhores da história.

No entanto, ainda é cedo cravar com certeza.  A NFL é uma liga cheia de variáveis e é imprevisível em sua essência. O tempo é capaz de mudar muitas certezas e abrir dúvidas em situações que pareciam concretas.

PUBLICIDADE

Como lado positivo, ter um quarterback de elite – ainda mais com o talento de Mahomes – garante muitos pontos a favor de uma dinastia. Ter um head coach genial, é outro ponto.

Vale ressaltar que o domínio do New England Patriots foi construído dessa forma. O time mudou e se moldou ao longo dos anos, mas a base Brady-Belichick sempre esteve lá. Jogadores saíram e novos chegaram, mas o que mantém a franquia no topo é a combinação QB-HC. Os Chiefs tem isso em seu cardápio.

Ainda há algumas lacunas no elenco. A defesa mostrou força e foi decisiva para o título, mas ainda há pontos fracos – o que é natural. O jogo terrestre contribui bem até certo ponto, porém ajustes ainda podem ser feitos. Por outro lado, o corpo de recebedores e linha ofensiva são quase inquestionáveis.

PUBLICIDADE

Apesar de analisar o atual elenco ser importante, isso não deve ser um fator crucial, pois a mudança do mesmo ocorre de forma natural ao passar das free agencys e drafts. Mesmo que haja algumas fraquezas, isso não é motivo para que uma dinastia não seja montada.

No final das contas, o que pode impedir uma dinastia de acontecer é justamente a dificuldade da liga que nunca teve um time tricampeão consecutivo do Super Bowl. Vencer um título não é fácil, conquistar dois ou mais dentro de poucos anos é para raros gênios deste esporte.

Conclusão final: com dinastia ou não, o Kansas City Chiefs vem forte na década

Desde que Andy Reid assumiu o Kansas City Chiefs em 2013, em apenas uma temporada a franquia não foi aos playoffs. Neste recorte de tempo, foram quatro títulos de divisão e um domínio na AFC Oeste. Ou seja, o head coach colocou o time de Kansas em um alto patamar.

Se com Reid as coisas já caminhavam bem, a união com Patrick Mahomes a partir de 2018 – primeira temporada dele como titular – deixou tudo mais visível. Com dois gênios como base, os Chiefs serão, no mínimo, uma franquia competitiva e que em todos os anos estarão brigando forte pelo Super Bowl.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Especial Andy Reid: mentalidade ofensiva, legado no Philadelphia Eagles e muita reverência da NFL
Mahomes quebra recordes e se torna o quarterback mais jovem da história a vencer o Super Bowl e ser MVP
Mahomes oferece título do Super Bowl a Andy Reid e evita falar de dinastia: ‘Eu apenas quero ser o melhor possível’