Home Esportes Olímpicos Os próximos planos e as inspirações de Isadora Williams, pioneira do Brasil na patinação artística

Os próximos planos e as inspirações de Isadora Williams, pioneira do Brasil na patinação artística

Isadora Williams garantiu a primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nascida nos EUA, a atleta de 24 anos começou cedo na patinação artística. Aos 5 anos ela começou na patinação e, aos nove já demonstrava o desejo de competir pelo Brasil, por conta da sua dupla nacionalidade, já que sua mãe é brasileira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no
Instagram

Depois de enviar um vídeo para a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), Isadora foi convidada a representar o Brasil no Mundial Júnior na Holanda e hoje é um dos principais nomes da patinação brasileira. Em meio a preparação para mais um Mundial representando ao Brasil, a patinadora deu entrevista exclusiva para o Torcedores, onde contou sobre sua carreira, o carinho pelo Brasil, seus ídolos e metas para o futuro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Torcedores – Aos 13 anos você foi convidada para representar o Brasil no Mundial Júnior da Holanda. Como foi a experiência de defender as cores do Brasil pela 1º vez?

Isadora Williams – Em meados de novembro de 2008 eu enviei um vídeo para a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) e após duas semanas fui convidada para representar o Brasil na patinação Artística no Gelo. Pouco tempo depois, já representava o Brasil pela primeira vez no campeonato Mundial Júnior na Holanda. eu tinha acabado de completar 13 anos e foi uma experiência incrível. Eu sempre quis representar o Brasil no meu esporte e vi naquele momento meu sonho se tornando realidade.

T – Em 2019 você competiu pela primeira vez no Brasil (Campeonato Brasileiro de Patinação Artística). Como foi a experiência?

IW – Eu sempre tive um enorme desejo de participar de um campeonato no Brasil e em 2019 tive esta oportunidade de estar perto dos atletas da patinação artística do Brasil. Foi muito legal estar com eles. Fui muito bem recebida por todos e fiquei feliz em ver o trabalho deles de perto. São batalhadores, as pistas de gelo que elas treinam são menores do que as pistas oficiais, muitas deles já tem saltos duplos e muito amor pelo esporte. Os atletas brasileiros têm toda a minha admiração.

T – Qual o fato que mais te marcou em sua carreira?

IW – O fato que mais marcou a minha carreira foi qualificar o Brasil pela primeira vez (na patinação artística) para uma Olimpíada de Inverno em 2014

PUBLICIDADE

T – Quem são suas inspirações na sua carreira esportiva?

IW – Eu tenho grande admiração pelos atletas Nathan Chen, Carolina Kostner, Javier Fernández, Gabrielle Papadakis & Cizeron (dança no gelo) Wenjiing Sui & Cong Han (pares)

PUBLICIDADE

T – Tem algum esportista brasileiro(a) / mundiais que você admira / inspira?

IW – Eu vibrei muito com a vitória do Medina no surf, da Ana Marcela na maratona aquática, da Flávia Saraiva da ginástica, com o time de bobsled comandado pelo Edson Bindilatti… com a Isabel Clark (snowboarder) e Jaqueline Mourão (multiatleta, primeira brasileira a competir nas Olimpíadas de verão e inverno).

T – Qual sua expectativa para seu 5º Mundial?

IW – Eu vou para o Mundial e quero muito me qualificar para o programa longo. E se Deus quiser apresentar um programa sólido e bem executado, por isto conto com a torcida da galera brasileira.

T – O que você mais gosta do Brasil?

IW – O que eu mais gosto do Brasil é o calor humano e a alegria dos brasileiros. Adoro o clima tropical, o sol, a comida deliciosa, pão de queijo, guaraná, um bom churrasco e caipirinha.

T – Quais são seus planos futuros / metas para carreira?

IW – Meus planos futuros são tentar a vaga olímpica pela terceira vez. E me formar na faculdade.

PUBLICIDADE

T – Deixe um recado para seus fãs no Brasil.

IW – Um beijo enorme para todos que me apoiam e enviam mensagens lindas de carinho. Muito obrigada.

Principais conquistas de Isadora Williams

2012 – Participação no Mundial Júnior de Patinação Artística.

2012 – Bronze no Golden Spin de Zagreb, a primeira medalha internacional do Brasil na categoria olímpica da patinação artística.

2013 – 26º no Mundial Júnior

PUBLICIDADE

2013 – Brasil participa do Mundial Sênior de Patinação Artística após três anos. Isadora fica na 25ª colocação.

2014 – Primeira latino-americana classificada na Patinação Artística olímpica. Atleta terminou na 30ª posição em Sochi.

2015 – Recoloca o Brasil no Four Continents após três anos e termina na 18ª posição.

2015 – Prata no Philadelphia Summer International, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

2016 – Duas medalhas de prata: Sportland Trophy e Santa Claus Cup, ambas na Hungria.

2017 – Após quatro anos, volta a participar do Mundial Sênior de Patinação Artística e fica na 30ª colocação.

2017 – Brasil conquista seu primeiro ouro em competições internacionais de Patinação Artística na categoria olímpica com a vitória de Isadora Williams no Sofia Trophy, na Bulgária. No mesmo ano, ela é prata no Volvo Open Cup, na Letônia.

2018 – Primeira latino-americana a avançar ao programa longo feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno. Ela termina na 24ª colocação em PyeongChang.

PUBLICIDADE

2018 – 35ª colocada no Mundial Sênior de Patinação Artística.

Para quem quiser acompanhar Isadora Williams nas redes sociais, basta seguir a mesma em suas páginas oficiais no Facebook, Twitter e Instagram.

LEIA MAIS

Detalhes da tocha olímpica dos Jogos de Tóquio 2020 são revelados por designer

Maratona de Tóquio distribuirá máscaras em meio ao combate ao surto do coronavírus

PUBLICIDADE

Recordista Mundial se prepara para Maratona de Londres: “Ansiosa”

Better Collective