Home Futebol Parreira, Oswaldo e mais: 12 técnicos que nunca foram jogadores profissionais

Parreira, Oswaldo e mais: 12 técnicos que nunca foram jogadores profissionais

Aniversário de Parreira, completa 77 anos, motivou lista do Torcedores

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O ex-técnico Carlos Alberto Parreira é, talvez, o maior treinador brasileiro a jamais ter sido jogador de futebol antes de iniciar sua carreira profissional. Motivado pelo aniversário do ex-treinador, que completa 77 anos nesta quinta-feira (27), o Torcedores lista abaixo 12 comandantes que jamais atuaram dentro das quatro linhas.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Carlos Alberto Parreira
Se formou em educação física e começou no futebol na década de 1960. Em 1970 ganhou relevância ao assumir a preparação física da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Após isso iniciou a carreira como treinador.

Oswaldo de Oliveira
Mais um que começou como preparador físico e caminhou até virar treinador. Começou a carreira no Corinthians, em 1999.

PUBLICIDADE

Paulo Autuori
Graduado três vezes, jamais jogou profissionalmente e fez carreira no futebol carioca. Seu primeiro trabalho de grande relevância foi em 1995, quando conquistou o Brasileirão pelo Botafogo.

René Simões
O treinador tentou jogar pelo Flamengo, mas nunca passou das divisões de base. Treinou uma série de clubes brasileiros e se aposentou em 2017.

Ney Franco
O atual técnico do Goiás teve sua primeira chance como treinador no Ipatinga, em 2004. Antes disso foi preparador físico.

Carlos Alberto Silva
Formado em educação física, foi convidado pelo Guarani para ser treinador em 1978 e foi campeão brasileiro em seu primeiro trabalho. Passou por outros clubes como São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Deportivo La Coruña, entre outros.

PUBLICIDADE

Claudio Coutinho
Formado no exército, fez carreira na preparação física e comandou Vasco, Flamengo e Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978.

Marquinhos Santos
Mais um que tentou ser jogador, Marquinhos frequentou a base do Santos, mas jamais se profissionalizou. É o atual técnico do Juventude.

Enderson Moreira
Nunca jogou futebol e começou no futebol como preparador do América-MG, na década de 1990. Atualmente é técnico do Ceará.

Guto Ferreira
Recém-demitido do Sport, Guto foi mais um a jamais ter atuado como profissional. Assumiu seu primeiro time em 2003, quando foi convidado para treinar o Noroeste.

PUBLICIDADE

Maurício Barbieri
O treinador teve um bom início de carreira no Flamengo, mas não reencontrou e passou sem sucesso por Goiás, América-MG e CSA.

Gilson Kleina
Foi auxiliar técnico de Abel Braga em uma série de clubes até receber o convite para treinar o Iraty-PR, no início do século. Atualmente está sem clube.

Leia mais:
7 brasileiros famosos que passaram pelo Real Madrid Castilla