Conheça os 10 maiores estádios do mundo em capacidade de público

O Torcedores.com fez o levantamento considerando a capacidade máxima de público. Nenhum deles fica no Brasil

Luciana Pires
Colaborador do Torcedores

Crédito: Cesar Vicuña / Twitter oficial Shakira

Os primeiros “Jogos Olímpicos da Antiguidade” aconteceram na Grécia, entre os séculos VII e V a.C. e o principal palco foi uma pista alongada, em formato de “U”, com capacidade para até 45 mil espectadores. Mais de dois mil anos depois, estádios e arenas continuam sendo espaços fundamentais de encontro e celebração.

Abaixo, listamos os 10 maiores estádios do mundo, tomando como critério a capacidade total de público. Não consideramos arenas esportivas, autódromos, estádios inativos e nem as estruturas temporárias para acomodar mais espectadores em determinadas ocasiões.

O futebol é o principal uso desses palcos, mas alguns sediam partidas de futebol americano, competições de atletismo, críquete e também apresentações de cantoras e bandas famosas.

O Estádio Mário Filho, o popular Maracanã, não está na lista dos maiores estádios. Ele fica na 26ª posição, com capacidade para receber “apenas” 78,8 mil espectadores.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? clique aqui e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram!

10 – Estádio Borg El Arab

O Estádio Borg El Arab, inaugurado em 2007, é um estádio multiúso, localizado próximo a Alexandria, no Egito. A capacidade de espectadores chega a 80 mil pessoas, sendo um dos maiores estádios da África. Projetado para a candidatura do Egito à sede da Copa do Mundo de 2010, hoje sedia os principais jogos da Seleção Egípcia de Futebol.

9- Estádio Nacional Bukit Jalil

O Estádio Nacional Bukit Jalil está localizado no Complexo Esportivo Nacional de Kuala Lumpur, na Malásia. Com capacidade para mais de 87,4 mil pessoas, foi construído em 1998 visando os Jogos da Commonwealth. O estádio, considerado o melhor da Malásia, é a casa da seleção malaia de futebol e também foi uma das sedes da Copa da Ásia de 2007. Tem pista sintética de atletismo e pista de aquecimento.

8- Estádio Azteca, México

O Estádio Azteca é o maior estádio do país, casa da Seleção Mexicana de Futebol e de clubes como o América. Com capacidade para 87.523 torcedores, também é conhecido como Coloso de Santa Úrsula (bairro onde é localizado o estádio).

Inaugurado 1966, sediou algumas partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de1968, mas foi na Copa do Mundo de 1970 que ganhou importância e boas histórias: nele, Pelé (1970) e Maradona (1986) conquistaram a Copa do Mundo.

O estádio mudou de nome em 1997, quando foi comprado pela emissora de TV Televisa, que o batizou de Estádio Guillermo Cañedo, em homenagem a um executivo da emissora. Após a recusa do novo nome pela população, o estádio voltou a se chamar Azteca, numa referência à civilização pré-colombiana.

7 — Estádio de Wembley, Reino Unido

O Estádio de Wembley, em Londres, tem capacidade para abrigar 90 mil espectadores, é o maior estádio do Reino Unido e o 2º maior da Europa. É administrado pela Football Association e desde a sua construção teve como objetivo abrigar o maior público em competições de futebol, rúgbi e atletismo, bem como acolher espetáculos musicais.

Por seu perfil sustentável, moderno e com infraestrutura funcional, Wembley é classificado como estádio quatro estrelas da UEFA, podendo sua capacidade ser estendida para 105 mil espectadores.

Wembley atualmente é palco da final da Copa da Liga Inglesa, das semifinais e da final da FA Cup e dos playoffs da Football League Championship, que definem duas vagas para a Premier League.

Curiosidade: o estádio possui 2.618 banheiros, mais do que em qualquer outro estádio do mundo.

6 – Rose Bowl

O Rose Bowl é um estádio localizado em Pasadena, Califórnia (EUA). Sua capacidade oficial é de 92.542 espectadores. Possui esse nome devido as mais de 100 variedades de rosas plantadas em volta do estádio.

O estádio foi projetado pelo arquiteto Myron Hunt, em 1921. A construção durou dois anos. Na sua inauguração, aconteceu o jogo de futebol americano universitário entre a Pennsylvania State University (ou Penn State) e a University of Southern California (ou USC).

O Rose Bowl é um dos dois estádios que sediou uma final de Copa do Mundo de Futebol, tanto de homens (em 1994, quando o Brasil venceu a Itália nos pênaltis), como de mulheres (em 1999, quando os Estados Unidos venceram a China, também nos pênaltis).

Na final do futebol feminino, o público chegou a 90.185 torcedores, recorde para eventos esportivos femininos, que só viria a ser batido na final do futebol no Pan-americano do Rio, em 2007, entre Brasil e Estados Unidos.

Outro recorde do Rose Bowl ocorreu em 2009. A banda irlandesa U2 tocou para aproximadamente 100 mil fãs.

5- FNB Stadium

O FNB Stadium, em Joanesburgo, na África do Sul, sedia os jogos da seleção local e partidas do Kaizer Chiefs FC para até 94.736 pessoas.

Apelidado durante a Copa do Mundo de 2010 de Soccer City, o estádio sediou a partida inaugural e a grande final da competição. Foi neste estádio que os Bafana Bafana faturaram a Copa das Nações Africanas. Foi, ainda, local do histórico primeiro discurso de Nelson Mandela, após sua liberação em 1990.

4 – Camp Nou

O Camp Nou, localizado em Barcelona, tem capacidade para 99.354 pessoas. É a casa tradicional de Messi & Cia. A partida de 5 de março de 1986, entre Barcelona e Juventus (ITA) bateu recorde de público: 120 mil pessoas!

Desde 1999, a UEFA o classificou como um estádio cinco estrelas, o maior da Europa.

3 – Melbourne Cricket Ground

Na Oceania, o Melbourne Cricket Ground ultrapassa a barreira dos 100 mil espectadores. É a casa da seleção australiana de futebol, conhecidos como Socceroos. É palco da maior goleada registrada no futebol internacional: 31 a 0 contra a Seleção da Samoa Americana – aproximadamente um gol a cada três minutos!

2 — Estádio Salt Lake, Índia

O Estádio Salt Lake (Stadium of the Indian Youth, ou Estádio da Juventude Indiana) é um estádio localizado em Kolkata, na Índia, podendo receber 120 mil espectadores.

Foi inaugurado em 1984 e é usado para partidas de futebol e de atletismo. O estádio recebe os jogos dos principais times da cidade e também da Seleção Indiana de Futebol e a Seleção Indiana de críquete.

1 — Estádio Rungrado Primeiro de Maio

O Estádio Rungrado Primeiro de Maio, localizado em Pyongyang, na Coreia do Norte, é o local no qual a seleção coreana de futebol manda seus jogos. É o maior estádio da nossa lista, com uma excelente infraestrutura e acomoda para 150 mil torcedores.

LEIA MAIS:

Em reunião, Conmebol e Uefa se aproximam e podem recriar Copa Intercontinental

Antony e Igor Gomes se reapresentam, e São Paulo treina com retornos