Home Futebol Como Edmundo disputar a final do Brasileirão de 1997, mesmo estando suspenso

Como Edmundo disputar a final do Brasileirão de 1997, mesmo estando suspenso

O Animal estava voando tão alto que conseguiu até mesmo driblar a suspensão

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Os anos noventa foram bastante conturbados. Tivemos a polêmica final do Brasileiro de 1995, o caso Ivens Mendes, o Fluminense deixando de ir para a série B e o Fluminense voltando da série B para a série A. Então isso tudo nos faz crer que o Edmundo não cumprir uma suspensão é até normal. Mas vamos ver o porque e como O Animal driblou a suspensão e jogou o último jogo do campeonato brasileiro.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Edmundo em 1997

Em 1997, Edmundo viveu um ano excepcional. Só no Brasileirão, o atacante marcou 29 gols em 28 jogos. Destaque para seis gols na partida contra o União São João e três gols contra o Flamengo em pleno Maracanã.

Na seleção Brasileira, o Animal não fez feio. Chegou a remontar o ataque dos sonhos com Romário na Copa América. Inclusive marcou na final daquela Copa. Porém, Ronaldo era o melhor jogador do mundo e o Animal tinha de se contentar com a reserva.

PUBLICIDADE

Ainda assim, Edmundo viveu seu melhor momento na seleção naquele ano. Assim como no Vasco, onde teve maior destaque. Portanto, imaginem vocês perder o Animal no jogo decisivo. Isso quase aconteceu. Mas graças a diretoria do Vasco, tudo mudou.

A final do Brasileiro

Devido a boa campanha cruzmaltina naquele campeonato, o Vasco jogava apenas por dois empates.

No primeiro jogo, no Morumbi, a tensão estava no ar. Roque Jr foi o marcador de Animal. Ao sofrer uma falta, Edmundo perde a cabeça e chuta a bola em cima do marcador, levando o terceiro amarelo e sendo suspenso automaticamente.

Contudo, orientado pela diretoria vascaína, Edmundo deveria ser expulso com um vermelho direto. E o Animal conseguiu, quando chutou de leve o zagueiro Cleber, anulando seu terceiro amarelo.

PUBLICIDADE

 

O Efeito suspensivo

Três cartões amarelos não haveria espaço para um efeito suspensivo. Mas o vermelho deu margem para o então Vice Presidente do Vasco agir. O caso foi parar na justiça desportiva, mas ainda sim Edmundo estava de fora, pois a corte estava de recesso.

Mas Eurico Miranda agiu e o tribunal convocou uma seção extraordinária, onde a corte concedeu uma vitória e o efeito suspensivo para Edmundo.

Cercado de polêmica e reclamações, o segundo jogo foi 0 a 0 no Maracanã. Edmundo não marcou, mas esteve em campo por via das dúvidas. Logo depois, o Animal foi transferido para a Fiorentina, onde ficaria por pouco tempo. Mas antes de ir, o Bad Boy nos mostrou um pouco mais do poder de Eurico Miranda.

PUBLICIDADE

7 boleiros que foram Bad Boys e agora são “paz e amor”

7 ídolos como jogadores que não deram certo como técnicos de seus clubes

Modelo assume namoro com Edmundo e afirma que não sabia que ele era jogador

PUBLICIDADE