Home Futebol De Anderson Pico a Negueba: Por onde andam 11 ex-jogadores do Flamengo?

De Anderson Pico a Negueba: Por onde andam 11 ex-jogadores do Flamengo?

Relembre a passagem de jogadores que deixaram ou não saudades no torcedor do Flamengo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Em busca do terceiro título da Copa Libertadores da América, o Flamengo se preparou mais uma vez para priorizar a competição neste ano, usando muito dinheiro para contratar Gustavo Henrique, Léo Pereira, Thiago Maia, Michael e Pedro. Afinal os reforços apontam a ambição da do presidente Rodolfo Landim para a temporada de 2020.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Porém, nem sempre o Flamengo acertou nas contratações ou apostou na cria da base certa na esperança de conquistar títulos. Afinal, muitos jogadores de qualidade duvidosa passaram pelo clube nesta década. Muitos deles, inclusive, o torcedor sequer lembra o nome. Alguns também se despediram antes de cumprir o contrato deixando a sensação que nunca chegaram, outros até ficam até o fim do vínculo, mas nos dois cenários, o prejuízo sempre ficou com o clube.

E você, sabia que alguns jogadores que venceu o Brasileiro de 2009 ainda estão em atividade? E aquela promessa que nunca deslanchou no profissional? Lembra daquele gringo sem sangue? Veja abaixo a lista de alguns dos principais nomes que passaram recentemente pelo Flamengo, e como tem sido o desempenho deles em seus respectivos clubes. 

PUBLICIDADE

Daniel Tenenbaum (Flamengo:  2011 – 2016)

Cria das divisões de base, Daniel Tenenbaum disputou apenas uma partida oficial pelo Flamengo. Ele atuou no empate de 1 a 1 contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro de 2014. Ele entrou no segundo tempo da partida após expulsão de César. Posteriormente foi negociado com o Maccabi Tel Aviv, onde atua desde 2016. Em Israel, ele divide o tempo entre as forças aéreas do país e o papel de goleiro de um dos clubes mais populares do país. Nesse ínterim, venceu o Campeonato Israelense em 2018/2019. Atual temporada, Daniel disputou 31 partidas e sofreu 17 gols.

Klebinho (Flamengo: 2019 – 2020)

Promessa na base do Flamengo, Klebinho teve poucas oportunidades no clube. Nesse ínterim, ele foi a terceira opção para a lateral-direita. Afinal, Pará e Rodinei, que foram negociados com o Santos e Internacional respectivamente, eram os preferidos dos ex-técnicos Paulo César Carpegiani, Dorival Júnior Abel Braga. Klebinho atualmente está defendendo o Tokyo Verdy, do Japão. Em pouco mais de um ano atuando pelo clube, ele totaliza 14 partidas no Campeonato Japonês. O lateral ainda pertence ao Flamengo, e está emprestado até dezembro deste ano.

César Martins (Flamengo: 2015 – 2016)

Revelado pela Ponte Preta, César Martins foi contratado por empréstimo junto ao Benfica. Pouco querido pela torcida, ele foi devolvido ao clube português após 34 partidas com a camisa rubro-negra. Nesse ínterim, o zagueiro acumulou fracas atuações, gols contra e polêmicas. Além disso, ele sofreu uma tentativa de agressão quando deixava um supermercado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Posteriormente defendeu o Juventude, e o Nacional da Ilha da Madeira. Atualmente, ele atua pelo Santa Clara, de Portugal. Na atual temporada, César disputou 16 partidas e fez um gol.

Wallace (Flamengo: 2013 – 2016)

Wallace foi um dos primeiros reforços do Flamengo na gestão Eduardo Bandeira de Mello em 2013. Ele foi contratado junto ao Corinthians, e logo se tornou um dos líderes do elenco. Nesse ínterim, conquistou o respeito do elenco e adquiriu a faixa de capitão. Porém, o zagueiro não tinha o mesmo prestígio junto à torcida. Campeão da Copa do Brasil, ele era constantemente vaiado nos jogos. Posteriormente pediu para deixar o clube por não suportar a pressão dos rubro-negros. Após deixar o Flamengo, Wallace atuou por Grêmio e Vitória (BA). Logo depois, transferiu-se para o futebol turco onde defendeu o Gaziantepspor e Goztepe seu atual clube.

PUBLICIDADE

Anderson Pico (Flamengo: 2014 – 2015)

Em 2015, o Flamengo vivia um momento turbulento dentro e fora de campo. O técnico Osvaldo de Oliveira pediu ao elenco que se preservasse para conseguir melhores resultados no Campeonato Brasileiro. Porém, parte do grupo não aderiu ao pacto. Dessa forma, Anderson Pico participou de uma festa juntamente com outros quatro jogadores do elenco. O evento ficou conhecido como “Bonde da Stella” após uma foto dos atletas viralizar, na qual eles apareciam com cerveja. Após deixar o Flamengo, Andeson Pico defendeu o Dnipro, da Ucrânia, e atualmente defende o Kisvárda, da Hungria, onde disputou apenas um jogo na atual temporada.

Muralha (Flamengo: 2010 – 2014)

Cria do Vasco, Luiz Philipe Muralha ganhou projeção atuando pelo Flamengo. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior em 2011, ele foi um dos destaques do time que tinha o goleiro César, o meia Adryan, além do atacante Guilherme Negueba. Muralha foi promovido aos profissionais pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e atuou ao lado de Ronaldinho Gaúcho. Porém, o jogador nunca caiu nas graças do torcedor rubro-negro. Posteriormente rodou pela Portuguesa, Red Bull Bragantino e Luverdense. Por outro lado, conseguiu reconhecimento indo atuar na Coreia do Sul onde vestiu as camisas do Pohang Steelers e Seongnam FC. Atualmente, é jogador do Al-Hazm, da Arábia Saudita. Ele já disputou 19 partidas pelo clube nesta temporada.

Darío Bottinelli (Flamengo: 2011 – 2012)

Bottinelli custou ao Flamengo US$ 3 milhões (R$ 6,1 milhões) em 2011. O clube não conseguiu recuperar um centavo após comprar seus direitos econômicos junto ao Atlas, do México. Chamado de “meu jogador” por ser um dos jogadores favoritos de Vanderlei Luxemburgo, o argentino nunca conseguiu se firmar no time. Afinal, o treinador tinha Ronaldinho Gaúcho, Renato Abreu e Thiago Neves como titulares da equipe. Porém, o Botti teve momentos marcantes. Nesse ínterim foi decisivo contra o Fluminense no Brasileiro de 2011. Ele fez o gol da vitória por 3 a 2 sobre o Tricolor das Laranjeiras. No ano seguinte, ele perdeu um pênalti na derrota por 1 a 0, aos 41 do segundo tempo. Atualmente, Bottinelli defende o Almagro, da terceira divisão da Argentina. Na temporada, ele disputou apenas três gols.

Gonzalo Fierro (Flamengo: 2008 – 2011)

Ele disputou 93 partidas e fez dois gols nos três anos que vestiu a camisa do Flamengo. Nesse ínterim, Fierro integrou o elenco rubro-negro na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. Porém, o chileno passou a maior parte da campanha no banco de reservas. Apesar de ter qualidade com a bola nos pés, o chileno se tornou alvo da torcida pela lentidão e principalmente por causa do excesso de passes para o lado. Logo depois retornou para o Colo-Colo, clube que o revelou, onde ficou por sete temporadas. Atualmente, Fierro defende o Antofagasta, do Chile. Nesta temporada, ele disputou 14 partidas, mas ainda não fez gol por seu clube.

PUBLICIDADE

Guilherme Negueba (Flamengo: 2009 – 2014)

Negueba se profissionalizou no Flamengo em 2010. Ao todo, ele ficou sete temporadas no clube. Nesse ínterim, disputou 60 partidas, marcou três gols e venceu o Campeonato Carioca de 2011 e 2014. Porém, o meia-ofensivo não teve o brilho que se esperava após se destacar na base rubro-negra. Após deixar a Gávea, Negueba passou por São Paulo, Coritiba, Grêmio, Atlético-GO, Ponte Preta e Londrina. Há três temporadas na atuando na Coréia do Sul, ele é um dos destaques do Gyeongnam. Neste ano, o ex-jogador do Flamengo entrou em campo em 17 oportunidades.

Bruno Mezenga (Flamengo: 2004 – 2010)

Campeão Brasileiro em 2009, Bruno Mezenga foi reserva imediato de Adriano na reta final da competição. Na penúltima rodada, inclusive, entrou no lugar do ausente Imperador na polêmica vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, que deu a ponta da tabela ao time rubro-negro. Apesar de ter recebido outras oportunidades com o técnico Andrade, ele não conseguiu se firmar na temporada. Após deixar o clube, o atacante de 31 anos defendeu clubes da Polônia, Sérvia e Turquia. Atualmente, ele é jogador do Prachuap FC, da Tailândia. Nesta temporada, o jogador entrou em campo somente em quatro oportunidades.

Eduardo da Silva (Flamengo: 2014 – 2015)

Foi contratado com status de artilheiro após defender a Croácia na Copa de 2014. Porém, o atacante acumulou uma série de problemas físicos. Nesse ínterim, ele pediu para deixar o clube para retornar ao Shakthar Donetsk, da Ucrânia, onde viveu o melhor momento da sua carreira. A saída dele abriu espaço para a contratação de Paolo Guerrero. Pelo Flamengo, Eduardo disputou 46 partidas e marcou 13 gols. Nas últimas duas temporadas, ele defendeu o Légia Varsóvia, da Polônia. Aos 36 anos, o jogador encontra-se sem clube.

LEIA MAIS: