Home Futebol Nem mesmo a vitória sobre o Bournemouth esconde a nítida queda de rendimento do Liverpool na temporada; entenda

Nem mesmo a vitória sobre o Bournemouth esconde a nítida queda de rendimento do Liverpool na temporada; entenda

Time de Jürgen Klopp jogou apenas o suficiente para conquistar os três pontos no Anfield Road em jogo válido pela Premier League; atuação ruim do Liverpool liga o alerta para a partida contra o Atlético de Madrid pela Liga dos Campeões

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Todas as grandes equipes do futebol mundial (desde o Santos de Pelé, passando pelo Milan de Arrigo Sacchi e chegando ao Barcelona de Pep Guardiola) foram objeto de estudo de treinadores, jogadores, jornalistas e amantes do velho e rude esporte bretão. E com o (ainda) impressionante Liverpool de Jürgen Klopp não é diferente. Todos querem conhecer seus segredos e descobrir maneiras de de parar Salah, Mané e Firmino. No entanto, é preciso dizer que os Reds caíram muito de rendimento nesses primeiros meses de 2020. E a atuação na vitória por 2 a 1 sobre o Bournemouth deixou isso bem claro para todos que acompanham a equipe da terra dos Beatles. O desempenho avassalador não é mais o mesmo e a equipe parece perdida em determinados momentos. Difícil dizer o que acontece com o Liverpool. Mas a verdade é que tem muita gente preocupada com as últimas atuações da equipe.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O único desfalque mais sério de Jürgen Klopp era o goleiro Alisson. De resto, o treinador alemão repetiu seu conhecido 4-3-3 com o trio ofensivo formado por Mané, Firmino e Salah. Mas quem tomou as rédeas da partida foi Bournemouth (que luta contra o rebaixamento) ao abrir o placar aos sete minutos de partida em lance bastante discutível. Este que escreve teria marcado a falta de Callum Wilson em Joe Gomez. Mas nem isso serve como justificativa para a atuação ruim do Liverpool. Com a desvangatem no placar, os Reds começaram a abusar das bolas levantadas na área sem sucesso. Muito por conta da boa marcação do Bournemouth no 4-1-4-1 proposto pelo técnico Eddie Howe. Mas bastou que Simpson vacilasse na frente de Mané na intermediária para que este servisse Salah e o egípcio fizesse seu centésimo gol na Premier League aos 25 minutos de jogo. E isso pouco depois de Adrián defender boa cabeçada de Aké. Mesmo com o empate, o Liverpool seguia devendo muito.

PUBLICIDADE

O segundo gol do Liverpool também surgiu em bobeira do Borunemouth, que deu liberdade para Van Dijk fazer o lançamento e abriu espaço para Mané entrar sozinho e balançar as redes. Já a segunda etapa contou com poucas emoções. Basicamente, os Reds tentavam ampliar o marcador para conseguir um certo alívio na partida e o Borunemouth tentava a todo custo a virada para conseguir uma sobrevida na briga contra a degola. E talvez o lance de mais emoção dos últimos 45 minutos tenha sido o toque por cobertura de Fraser que Milner salvou de maneira brilhante em cima da linha. Salah, Oxlade-Champerlein e o já citado Milner também desperdiçaram boas chances à frente do goleiro Ramsdale, mas nada que fosse realmente digno de nota. Enquanto isso, Fabinho e Firmino levavam as piores notas do SofaScore nessa partida. Algo que diz muito sobre os últimos jogos do Liverpool nessa temporada.

As atuações abaixo da média do time de Liverpool passa diretamente pela queda de rendimento dos dois brasileiros citados no parágrafo acima. Fabinho é o responsável por qualificar a saída de bola e fazer com que ela chegue com qualidade nos pés de Firmino, o “camisa 10” e principal articulador de jogadas do escrete comandado por Jürgen Klopp. Ao mesmo tempo (tal como citamos no início desta análise), o Liverpool passou a ser o time mais estudado e mais visado do mundo após a conquista da Liga dos Campeões da temporada passada e da campanha impressionante na Premier League 2019/20. É óbvio que as demais equipes estão de olho e se prepararam para encarar o rolo compressor dos Reds. O grande problema aqui é detectar se essa oscilação nas atuações é algo natural de qualquer equipe de futebol ou se realmente o time de Jürgen Klopp “virou o fio”, isto é, chegou ao seu auge e agora terá uma queda brusca no seu rendimento a partir dos próximos meses.

Seja como for, certo é que tem muita gente preocupada com essas últimas atuações dos Reds. Principalmente com a proximidade do duelo contra o Atlético de Madrid pela Liga dos Campeões 2019/20 marcado para a próxima quarta-feira (11). Pode ser o jogo da retomada. Mas o alerta segue ligado.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Volta improvável? Jornal lista motivos que fazem retorno de Coutinho ao Liverpool ser inviável

João Félix tem queda de 10% em valor de mercado